O ENSINO DE BOTÂNICA É APONTADO POR DIVERSOS AUTORES COMO FREQUENTEMENTE CONTEUDISTA, REPETITIVO, FRAGMENTADO E DESCONECTADO DA REALIDADE DISCENTE. A FIM DE SUPERAR TAIS DESAFIOS SÃO NECESSÁRIAS A APROXIMAÇÃO COM O COTIDIANO E A DIVERSIFICAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO. ENTRE ESTAS, AS AULAS PRÁTICAS E DE CAMPO PODEM SER REALIZADAS UTILIZANDO-SE MODELOS DE ESTUDO. NO PRESENTE TRABALHO FOI PROPOSTA COMO MODELO DE ESTUDO A CHANANA (T. SUBULATA) POR APRESENTAR CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS E INTERAÇÕES ECOLÓGICAS ÚTEIS NA DISCUSSÃO DE TEMÁTICAS VARIADAS E FORAM APONTADAS AS POTENCIALIDADES E OS CUIDADOS DO SEU USO NO ENSINO. PARA TANTO, FORAM OBTIDAS FOTOGRAFIAS UTILIZANDO CÂMERA FOTOGRÁFICA E ESTEREOMICROSCÓPIO E REALIZADO UM LEVANTAMENTO DOS DADOS DISPONÍVEIS NA LITERATURA, ASSOCIADO A OBSERVAÇÕES DURANTE AS AULAS PRÁTICAS LABORATORIAIS E DE CAMPO AO LONGO DA EXPERIÊNCIA DOCENTE DOS AUTORES, PERMITINDO ASSIM QUE FOSSEM FEITAS SUGESTÕES DE USO DA CHANANA COMO MATERIAL DE AULA. ENTRE OS PRINCIPAIS ASPECTOS DESTACADOS ESTÃO AS CARACTERÍSTICAS MELITÓFILAS DA FLOR, A HETEROSTILIA, A PLACENTAÇÃO PARIETAL, A PRESENÇA DE NECTÁRIOS EXTRAFLORAIS, A INTERAÇÃO COM FORMIGAS E POLINIZADORES E SEU USO MEDICINAL E COMO PLANTA ALIMENTÍCIA NÃO CONVENCIONAL. ALGUMAS DAS VANTAGENS DESSA ESPÉCIE COMO MATERIAL DIDÁTICO SÃO SUA AMPLA DISTRIBUIÇÃO E FÁCIL ACESSO, UMA VEZ QUE TRATA-SE DE UMA PLANTA RUDERAL COMUM EM ESTACIONAMENTOS, CALÇADAS, JARDINS E TERRENOS BALDIOS QUE FLORESCE O ANO INTEIRO. PORTANTO, CONSIDERA-SE QUE A CHANANA É VERSÁTIL E ÚTIL ESPECIALMENTE EM ATIVIDADES DE BOTÂNICA E ECOLOGIA E ESPERA-SE QUE FUTURAMENTE SEJAM PRODUZIDOS MATERIAIS DIDÁTICOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS UTILIZANDO ESSA ESPÉCIE.