O PRESENTE ARTIGO BUSCA COMPREENDER A EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE REMANECENTE QUILOMBOLA CERCADÃO DOS DICETAS. DESENVOLVE UMA PESQUISA EMINENTEMENTE QUALITATIVA, BASEADA EM OBSERVAÇÕES DIRETAS, EM ENTREVISTA E RODAS DE CONVERSAS. ENCAMINHA UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA COMO BASE DE DISCUSSÃO E BUSCA APROFUNDÁ-LA COM UM MERGULHO EMPÍRICO. O DEBATE TEÓRICO SE ARTICULA COM UMA OBSERVAÇÃO SOBRE O RECONHECIMENTO EM SUAS DIMENSÕES HISTÓRICA, DE RAÇA E DE CLASSE QUE PERPASSAM TODO O PROCESSO DE EDUCAÇÃO POPULAR QUILOMBOLA, TENDO TANTO OS ENCONTROS COMUNITÁRIOS QUANTO A EDUCAÇÃO ESCOLAR O FOCO CENTRAL NO ENSINO E NOS SUJEITOS E NAS SUAS VIVÊNCIAS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, OBSERVAMOS COMO A COMUNIDADE INTERPRETA SUAS CONDIÇÕES E PROPÕE SUAS REIVINDICAÇÕES DE MODO A RESISTIR ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO E COMO O PROCESSO EDUCATIVO POPULAR APRESENTA LIMITES E POSSIBILIDADES.