REIS, Joyce Ribeiro Dos. Evasão escolar no ensino médio. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/60452>. Acesso em: 02/11/2024 10:31
A EVASÃO ESCOLAR É UM TEMA AMPLAMENTE DIVULGADO E ESTUDADO NO BRASIL, E SÃO INÚMEROS OS FATORES QUE FAVORECEM A EVASÃO DESSES ALUNOS, COMO: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, A NECESSIDADE DE ENTRAR PARA O MERCADO DE TRABALHO, MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, VIOLÊNCIA, DROGAS, OU ATÉ MESMO A FALTA DE INTERESSE DO ALUNO PARA A APRENDIZAGEM, ENTRE OUTROS MOTIVOS. APESAR DO BRASIL SER CLASSIFICADO COMO UM DOS MAIORES NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO, O PAÍS ENFRENTA VÁRIOS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO, NÃO SOMENTE NA UNIVERSALIZAÇÃO DE ENSINO, MAS NA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO AMBIENTE ESCOLAR. OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS, PRINCIPALMENTE NA REGIÃO NORDESTE E REDES PÚBLICAS DE ENSINO, SOFREM MUITO COM A PRECARIZAÇÃO NAS ESCOLAS, HÁ TAMBÉM UMA GRANDE FALTA DE INFRAESTRUTURA E RECURSOS, IMPOSSIBILITANDO ASSIM, A FALTA DAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS. PARA CONTORNAR OS EFEITOS DA EVASÃO É INDISPENSÁVEL A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA GESTÃO ESCOLAR DE QUALIDADE, PLANO DE CARREIRAS MOTIVADORES E RECURSOS PARA A CONCRETIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DESEJADO