O PRESENTE TRABALHO TRAZ PERSPECTIVAS DE QUE METODOLOGIAS CRIATIVAS PODEM TRAZER MELHORIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. O ESTUDO EM QUESTÃO REFERE-SE A UM ESTUDO DE CASO, TENDO NA EEM CORONEL VIRGÍLIO TÁVORA, NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE, SEU LOGUS DA PESQUISA. APLICADOS A METODOLOGIA, BUSCOU-SE IDENTIFICAR QUE PROBLEMAS EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DA QUÍMICA, FOI RELATADO PELOS ALUNOS – SUJEITOS DA PESQUISA. NOSSO OBJETIVO COM O REFERIDO ESTUDO, A PARTIR DOS PROBLEMAS INICIALMENTE IDENTIFICADOS, FOI TENTAR ESTABELECER, VIA AÇÕES PEDAGÓGICAS-DIDÁTICAS, O ENSINO DA QUÍMICA E A REALIDADE DO ALUNO, BUSCANDO APRESENTAR UMA POSSIBILIDADE DE MELHORIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS AQUI APRESENTADOS SÃO PRELIMINARES, EM RAZÃO DA PESQUISA ESTAR EM FASE DE CONCLUSÃO.