DIANTE DOS VÁRIOS PROBLEMAS PROVINDOS A PARTIR DA DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, FAZ-SE NECESSÁRIO PERCORRER O CAMINHO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POIS A MESMA FAVORECE A UMA CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL. ASSIM SENDO O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR O HISTÓRICO, OBJETIVOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, BEM COMO BREVES REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO SEU ENSINO NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR. EVIDENCIANDO A GEOGRAFIA COMO UMA DISCIPLINA ESCOLAR DE GRANDE RELEVÂNCIA NA CONCRETUDE DE PRÁTICAS AMBIENTAIS E A INCUMBÊNCIA DA MESMA EM DESPERTAR NOS ALUNOS UM SENSO CRÍTICO, DE FORMA QUE OS MESMOS COMPREENDAM QUE É PRECISO CONSERVAR E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE. ESSA PESQUISA É DE CUNHO REFLEXIVO, E PARA ATINGIR OS RESULTADOS ALMEJADOS FORAM REALIZADAS ANÁLISES POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REFERENTE A TEMÁTICA EM QUESTÃO. COM AS LEITURAS FEITAS FOI POSSÍVEL PERCEBER A RELEVÂNCIA E AS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS AMBIENTAIS DENTRO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA GEOGRAFIA ESCOLAR.