O ATO DE AVALIAR É UMA ATIVIDADE, NO QUAL O SER HUMANO ESTÁ FREQUENTEMENTE REALIZANDO EM SEU COTIDIANO, DESDE AVALIAÇÕES SOBRE SI MESMO, SOBRE O OUTRO E TUDO QUE ESTÁ À SUA VOLTA. NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, UTILIZA-SE A AVALIAÇÃO COMO PARÂMETRO PARA ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E DO TRABALHO PEDAGÓGICO, SENDO REALIZADAS DENTRE AS MAIS DIVERSAS METODOLOGIAS. SENDO ASSIM ESTE ATO É IMPRESCINDÍVEL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PRIMORDIAL O SEU TRABALHO DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL.
NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA INVESTIGAR OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PELAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AVALIAR E ACOMPANHAR AS APRENDIZAGENS DOS SEUS ALUNOS E AS CONCEPÇÕES NELAS SUBJACENTES.
PARA ATENDER AOS OBJETIVOS PROPOSTOS OPTOU-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA E ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, CONSIDERANDO UM ROTEIRO PREVIAMENTE ESTABELECIDO, COM 5 PROFESSORAS ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. UTILIZOU-SE AINDA, UM QUESTIONÁRIO PARA TRAÇAR O PERFIL PESSOAL E SOCIAL DAS ENTREVISTADAS; E ANÁLISE DOCUMENTAL DOS INSTRUMENTOS GRÁFICOS E/OU REGISTROS UTILIZADOS PELAS PROFESSORAS PARA AVALIAR.
ACERCA DO DECORRER DE TODO O TRABALHO PRODUZIDO É NOTÓRIO QUE A MAIORIA DAS DOCENTES POSSUEM UMA CONCEPÇÃO DE AVALIAR APENAS RESTRINGIDA A OBSERVAR, PORÉM NÃO FOI EXPLICITADO COM INTUITO DE MELHORAR A PRÁTICA DOCENTE OU AO MENOS PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO DISCENTE, LOGO, TORNA-SE PERTINENTE A PROBLEMATIZAÇÃO ACERCA DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS CONTRIBUI PARA REDIMENSIONAR A PRÁTICA DOCENTE, BUSCANDO MEIOS QUE POSSAM AUXILIAR O TRABALHO DOS DOCENTES NO COTIDIANO ESCOLAR.