Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPASSES E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, AVALIAÇÃO, INFÂNCIA Pôster (PO) GT 09 – Educação Infantil
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      NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA INVESTIGAR OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PELAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AVALIAR E ACOMPANHAR AS APRENDIZAGENS DOS SEUS ALUNOS E AS CONCEPÇÕES NELAS SUBJACENTES. \r\n
      PARA ATENDER AOS OBJETIVOS PROPOSTOS OPTOU-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA E ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, CONSIDERANDO UM ROTEIRO PREVIAMENTE ESTABELECIDO, COM 5 PROFESSORAS ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.  UTILIZOU-SE AINDA, UM QUESTIONÁRIO PARA TRAÇAR O PERFIL PESSOAL E SOCIAL DAS ENTREVISTADAS; E ANÁLISE DOCUMENTAL DOS INSTRUMENTOS GRÁFICOS E/OU REGISTROS UTILIZADOS PELAS PROFESSORAS PARA AVALIAR. \r\n
      ACERCA DO DECORRER DE TODO O TRABALHO PRODUZIDO É  NOTÓRIO QUE A MAIORIA DAS DOCENTES POSSUEM UMA CONCEPÇÃO DE AVALIAR APENAS RESTRINGIDA A OBSERVAR, PORÉM NÃO FOI EXPLICITADO COM INTUITO DE MELHORAR A PRÁTICA DOCENTE OU AO MENOS PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO DISCENTE, LOGO, TORNA-SE PERTINENTE A PROBLEMATIZAÇÃO ACERCA DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS CONTRIBUI PARA REDIMENSIONAR A PRÁTICA DOCENTE, BUSCANDO MEIOS QUE POSSAM AUXILIAR O TRABALHO DOS DOCENTES NO COTIDIANO ESCOLAR.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ATO DE AVALIAR É UMA ATIVIDADE, NO QUAL O SER HUMANO ESTÁ FREQUENTEMENTE REALIZANDO EM SEU COTIDIANO, DESDE AVALIAÇÕES SOBRE SI MESMO, SOBRE O OUTRO E TUDO QUE ESTÁ À SUA VOLTA. NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, UTILIZA-SE A AVALIAÇÃO COMO PARÂMETRO PARA ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E DO TRABALHO PEDAGÓGICO, SENDO REALIZADAS DENTRE AS MAIS DIVERSAS METODOLOGIAS. SENDO ASSIM ESTE ATO É IMPRESCINDÍVEL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PRIMORDIAL O SEU TRABALHO DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA INVESTIGAR OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PELAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AVALIAR E ACOMPANHAR AS APRENDIZAGENS DOS SEUS ALUNOS E AS CONCEPÇÕES NELAS SUBJACENTES. PARA ATENDER AOS OBJETIVOS PROPOSTOS OPTOU-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA E ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, CONSIDERANDO UM ROTEIRO PREVIAMENTE ESTABELECIDO, COM 5 PROFESSORAS ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. UTILIZOU-SE AINDA, UM QUESTIONÁRIO PARA TRAÇAR O PERFIL PESSOAL E SOCIAL DAS ENTREVISTADAS; E ANÁLISE DOCUMENTAL DOS INSTRUMENTOS GRÁFICOS E/OU REGISTROS UTILIZADOS PELAS PROFESSORAS PARA AVALIAR. ACERCA DO DECORRER DE TODO O TRABALHO PRODUZIDO É NOTÓRIO QUE A MAIORIA DAS DOCENTES POSSUEM UMA CONCEPÇÃO DE AVALIAR APENAS RESTRINGIDA A OBSERVAR, PORÉM NÃO FOI EXPLICITADO COM INTUITO DE MELHORAR A PRÁTICA DOCENTE OU AO MENOS PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO DISCENTE, LOGO, TORNA-SE PERTINENTE A PROBLEMATIZAÇÃO ACERCA DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS CONTRIBUI PARA REDIMENSIONAR A PRÁTICA DOCENTE, BUSCANDO MEIOS QUE POSSAM AUXILIAR O TRABALHO DOS DOCENTES NO COTIDIANO ESCOLAR.

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