PARA DESENVOLVER O PRESENTE ESTUDO FOI ESTABELECIDO COMO OBJETIVO GERAL POR OBJETIVO ANALISAR AS INTERAÇÕES DE LINGUAGENS DA CRIANÇA PEQUENA NO CONTEXTO DA CRECHE. CONSIDERANDO QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE SER O BERÇO DE SITUAÇÕES COMUNICATIVAS E EXPRESSIVAS, DADA A IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO EM DESENVOLVIMENTO E TENDO EM VISTA A POSSIBILIDADE DE AMPLIAR O CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO E DO MUNDO. A AMPLIAÇÃO DESSAS LINGUAGENS SEGUNDO O RCNEI ESTÁ ASSOCIADA ÀS QUATRO COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS BÁSICAS: FALAR, ESCUTAR, LER E ESCREVER. NESSE CONTEXTO, A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A IMPLEMENTAÇÃO DAS RODAS DE CONVERSA NA JORNADA DIÁRIA SÃO VISTAS COMO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA AS INTERAÇÕES DE LINGUAGEM, ONDE A CRIANÇA UTILIZA DA BRINCADEIRA, DO FAZ DE CONTA PARA A INTERAÇÃO COM A REALIDADE E O IMAGINÁRIO, CONSTITUINDO ASSIM NOVAS POSSIBILIDADES DE MUNDO E DE APRENDIZAGEM PARA A SUA FORMAÇÃO ENQUANTO SUJEITO AUTÔNOMO, CRÍTICO E CRIATIVO. A METODOLOGIA DO ESTUDO TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. A OBSERVAÇÃO DIRETA E A AÇÃO COLABORATIVA JUNTO AS CRIANÇAS DE UMA CRECHE FILANTRÓPICA NO MUNICÍPIO DE SOLÂNEA-PB FORAM UTILIZADAS COMO INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS. A ANÁLISE DE DADOS DESTA PESQUISA SE DEU ESPECIALMENTE A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO MEC. OS RESULTADOS INDICAM QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUANDO BEM PLANEJADAS MUITO AUXILIAM NAS INTERAÇÕES DE LINGUAGENS NO ESPAÇO DA CRECHE E QUE TRANSFORMAM E INFLUENCIAM NA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS. AO LONGO DA INTERVENÇÃO CONSTATOU-SE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NA CRECHE REFLETIDAS NAS PRÓPRIAS CRIANÇAS.