AS INTERAÇÕES DE LINGUAGENS DA CRIANÇA PEQUENA NO ESPAÇO DA CRECHE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59232 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1990 "inscrito_id" => 9577 "titulo" => "AS INTERAÇÕES DE LINGUAGENS DA CRIANÇA PEQUENA NO ESPAÇO DA CRECHE" "resumo" => "PARA DESENVOLVER O PRESENTE ESTUDO FOI ESTABELECIDO COMO OBJETIVO GERAL POR OBJETIVO ANALISAR AS INTERAÇÕES DE LINGUAGENS DA CRIANÇA PEQUENA NO CONTEXTO DA CRECHE. CONSIDERANDO QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE SER O BERÇO DE SITUAÇÕES COMUNICATIVAS E EXPRESSIVAS, DADA A IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO EM DESENVOLVIMENTO E TENDO EM VISTA A POSSIBILIDADE DE AMPLIAR O CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO E DO MUNDO. A AMPLIAÇÃO DESSAS LINGUAGENS SEGUNDO O RCNEI ESTÁ ASSOCIADA ÀS QUATRO COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS BÁSICAS: FALAR, ESCUTAR, LER E ESCREVER. NESSE CONTEXTO, A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A IMPLEMENTAÇÃO DAS RODAS DE CONVERSA NA JORNADA DIÁRIA SÃO VISTAS COMO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA AS INTERAÇÕES DE LINGUAGEM, ONDE A CRIANÇA UTILIZA DA BRINCADEIRA, DO FAZ DE CONTA PARA A INTERAÇÃO COM A REALIDADE E O IMAGINÁRIO, CONSTITUINDO ASSIM NOVAS POSSIBILIDADES DE MUNDO E DE APRENDIZAGEM PARA A SUA FORMAÇÃO ENQUANTO SUJEITO AUTÔNOMO, CRÍTICO E CRIATIVO. A METODOLOGIA DO ESTUDO TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. A OBSERVAÇÃO DIRETA E A AÇÃO COLABORATIVA JUNTO AS CRIANÇAS DE UMA CRECHE FILANTRÓPICA NO MUNICÍPIO DE SOLÂNEA-PB FORAM UTILIZADAS COMO INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS. A ANÁLISE DE DADOS DESTA PESQUISA SE DEU ESPECIALMENTE A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO MEC. OS RESULTADOS INDICAM QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUANDO BEM PLANEJADAS MUITO AUXILIAM NAS INTERAÇÕES DE LINGUAGENS NO ESPAÇO DA CRECHE E QUE TRANSFORMAM E INFLUENCIAM NA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS. AO LONGO DA INTERVENÇÃO CONSTATOU-SE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NA CRECHE REFLETIDAS NAS PRÓPRIAS CRIANÇAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRIANÇA, CRECHE, LINGUAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID9577_15082019122114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLANA DAYANNA DE SOUZA SALVADOR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALLANA SOUZA" "autor_email" => "allana.soouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59232 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1990 "inscrito_id" => 9577 "titulo" => "AS INTERAÇÕES DE LINGUAGENS DA CRIANÇA PEQUENA NO ESPAÇO DA CRECHE" "resumo" => "PARA DESENVOLVER O PRESENTE ESTUDO FOI ESTABELECIDO COMO OBJETIVO GERAL POR OBJETIVO ANALISAR AS INTERAÇÕES DE LINGUAGENS DA CRIANÇA PEQUENA NO CONTEXTO DA CRECHE. CONSIDERANDO QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE SER O BERÇO DE SITUAÇÕES COMUNICATIVAS E EXPRESSIVAS, DADA A IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO EM DESENVOLVIMENTO E TENDO EM VISTA A POSSIBILIDADE DE AMPLIAR O CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO E DO MUNDO. A AMPLIAÇÃO DESSAS LINGUAGENS SEGUNDO O RCNEI ESTÁ ASSOCIADA ÀS QUATRO COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS BÁSICAS: FALAR, ESCUTAR, LER E ESCREVER. NESSE CONTEXTO, A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A IMPLEMENTAÇÃO DAS RODAS DE CONVERSA NA JORNADA DIÁRIA SÃO VISTAS COMO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA AS INTERAÇÕES DE LINGUAGEM, ONDE A CRIANÇA UTILIZA DA BRINCADEIRA, DO FAZ DE CONTA PARA A INTERAÇÃO COM A REALIDADE E O IMAGINÁRIO, CONSTITUINDO ASSIM NOVAS POSSIBILIDADES DE MUNDO E DE APRENDIZAGEM PARA A SUA FORMAÇÃO ENQUANTO SUJEITO AUTÔNOMO, CRÍTICO E CRIATIVO. A METODOLOGIA DO ESTUDO TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. A OBSERVAÇÃO DIRETA E A AÇÃO COLABORATIVA JUNTO AS CRIANÇAS DE UMA CRECHE FILANTRÓPICA NO MUNICÍPIO DE SOLÂNEA-PB FORAM UTILIZADAS COMO INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS. A ANÁLISE DE DADOS DESTA PESQUISA SE DEU ESPECIALMENTE A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO MEC. OS RESULTADOS INDICAM QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUANDO BEM PLANEJADAS MUITO AUXILIAM NAS INTERAÇÕES DE LINGUAGENS NO ESPAÇO DA CRECHE E QUE TRANSFORMAM E INFLUENCIAM NA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS. AO LONGO DA INTERVENÇÃO CONSTATOU-SE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NA CRECHE REFLETIDAS NAS PRÓPRIAS CRIANÇAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRIANÇA, CRECHE, LINGUAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID9577_15082019122114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLANA DAYANNA DE SOUZA SALVADOR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALLANA SOUZA" "autor_email" => "allana.soouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }