ESTE TRABALHO TRAZ A PROPOSTA DE ENSINAR QUÍMICA ORGÂNICA POR MEIO DO BILINGUISMO, USANDO A
LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL E FORTALECER O
PROCESSO DE APRENDIZADO DOS ALUNOS. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM ESTRUTURADAS PARA SE
VALORIZAR SINAIS EM LIBRAS E CÓDIGOS DO PORTUGUÊS, INICIANDO COM UM QUESTIONÁRIO E LOGO EM
SEGUIDA TRABALHANDO COM O ALFABETO EM LIBRAS. COM UM FILME E UM POEMA FOI TAMBÉM FEITO UMA
REFLEXÃO SOBRE INCLUSÃO DE SURDOS NA SOCIEDADE. A MAIORIA DAS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS
EM SALA DE AULA, SALVO DUAS VISITAS AO IF SERTÃO – PE , CAMPUS PETROLINA, ONDE FOI TRABALHADO
COM AS FUNÇÕES ORGÂNICAS ATRAVÉS DO MODELO DE BOLAS E VARETAS, ALÉM DE SE APRENDER DIVERSOS
SINAIS DE LIBRAS NO TOCANTE À QUÍMICA E, DEPOIS UMA PALESTRA SOBRE AS FILOSOFIAS EDUCACIONAIS
PARA SURDOS COM ÊNFASE NO BILINGUISMO. PARA CONCLUIR O PROJETO FOI DESENVOLVIDO UM JOGO DE
TABULEIRO BILÍNGUE. O PARTICIPANTE JOGAVA O DADO E AVANÇAVA AS CASAS DE ACORDO COM O NÚMERO
OBTIDO, CASO A CASA TIVESSE UMA PENALIDADE OU PRÊMIO, ERA PRECISO FAZER ALGUM SINAL EM LIBRAS
OU ACERTAR O NOME DE UM COMPOSTO ORGÂNICO/FUNÇÃO ORGÂNICA. CONCLUI-SE ENTÃO QUE O PROJETO
TEVE ALGUNS IMPACTOS POSITIVOS TAIS QUAIS A MELHOR INTERAÇÃO ENTRE OUVINTES E SURDOS PRESENTES
NA SALA E APRENDIZADO DE SINAIS DE LIBRAS RELACIONADO À QUÍMICA ORGÂNICA, O QUE FAVORECEU A
MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO E DESCONSTRUIU A IDEIA DE QUE QUÍMICA É UMA DISCIPLINA MAÇANTE.