ESTE ARTIGO É SOBRE UM ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO DO 8º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL SARAH FARIA BRAZ, DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA – RJ, CONSIDERADO UM ALUNO COM INTELIGÊNCIA SUPERIOR. SEU EIXO DE ESTUDO PARTE DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, DAS ESCOLHAS FEITAS PELOS PROFESSORES, E SEUS EFEITOS, PREVISTOS OU NÃO, ESTABELECENDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EMOCIONAL DO ADOLESCENTE, DESDE A INFÂNCIA, DETALHANDO O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO NO CONTEXTO ESCOLAR. A PRESENTE PESQUISA INVESTIGOU COMO A TEMÁTICA DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD) TEM SIDO ENTENDIDA PELOS DOCENTES. ASSIM, ESTABELECEU-SE COMO OBJETIVO: DESCREVER OS PROCEDIMENTOS ADOTADOS PELA ESCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ALTAS HABILIDADES DO ALUNO COM INTELIGÊNCIA SUPERIOR. ESTA PESQUISA DESCRITIVA, DE ANÁLISE QUALITATIVA, CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DOS DOCENTES, O ALUNO, OS SEUS PAIS E A DIRETORA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM OS PROFESSORES, PSICOPEDAGOGA E A MÃE DO ADOLESCENTE. PARA RESPONDER OS QUESTIONAMENTOS PROPOSTOS NESTA PESQUISA FORAM UTILIZADOS REFERENCIAIS DE GUARDNER, PIAGET, VYGOTSKY, RENZULLI, FOUCAULT E OUTROS PESQUISADORES ESTUDIOSOS DA ÁREA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE A TEMÁTICA É AINDA ELEMENTAR, DEMONSTRARAM INSEGURANÇA PARA ATUAR COM ESSE ALUNO E DESPREPARO PARA ATUAR COM OUTROS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, ALÉM DE ESTAREM IMBUÍDOS DE MITOS. ESSES DEMONSTRAM QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZADA FOI A DO PODER DISCIPLINAR E O PODER DA NORMA QUE, SEGUNDO FOUCAULT (1988), CONTRIBUÍRAM PARA QUE O ALUNO PESQUISADO COM CARACTERÍSTICAS DE INTELIGÊNCIA SUPERIOR, EMBORA INCLUÍDO NO CONTEXTO ESCOLAR, TAMBÉM FICOU EXPOSTO À EXCLUSÃO.