ESSE ARTIGO EXPÕE AS ADAPTAÇÕES DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS SURDOS DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC UMA VEZ QUE NÃO SE TEM UM MATERIAL ESPECIFICO PARA CADA DISCIPLINA, DIFICULTANDO ASSIM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO SURDO ENTRE AS DUAS LÍNGUAS PARA QUE HAJA UMA APRENDIZAGEM EFICAZ. PARA ISSO, O OBJETIVO GERAL É ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO MATERIAL PEDAGÓGICO ADAPTADO PARA O ENSINO DE LIBRAS/PORTUGUÊS A METODOLOGIA APLICADA MUNIU-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PAUTADA EM TEÓRICOS COMO: ANTUNES (2003); BRASIL (2018); QUADROS (2004); ENTRE OUTROS QUE DERAM CREDIBILIDADE A ESSE ESTUDO, COMO TAMBÉM, UMA PESQUISA DE CAMPO NA ASSOCIAÇÃO DE SURDOS DA CIDADE DE PARNAÍBA- PI, ONDE SE APLICOU OS JOGOS PEDAGÓGICOS COM A COMUNIDADE SURDA PRESENTE. FICOU CONSTATADO QUE EXISTEM INÚMEROS DESAFIOS DOS SURDOS COM A LÍNGUA PORTUGUESA E A LIBRAS, VISTO QUE ESTES TIVERAM POUQUÍSSIMO CONTATO NO AMBIENTE EDUCACIONAL, A MAIORIAS DELES, NÃO TIVERAM A PRESENÇA DO INTERPRETE EDUCACIONAL NO PERÍODO LETIVO.