A PROPOSTA DESENVOLVIDA TEVE POR OBJETIVO DEMONSTRAR QUE O QUADRO DE PUNNETT PODE SER
CONSTRUÍDO DE FORMA ILUSTRATIVA PARA SER UTILIZADO COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA, AUXILIANDO O ALUNO DO
ENSINO MÉDIO NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE HERANÇA GÊNICA, ASSIM COMO NA RESOLUÇÃO DE
EXERCÍCIOS, TORNANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICO E EFETIVO EM COMPARAÇÃO AO
MÉTODO TRADICIONAL. A APLICAÇÃO DO TRABALHO OCORREU EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL SITUADA NO
MUNICÍPIO DE ANANINDEUA, PARÁ, APÓS OBSERVAÇÕES FEITAS DURANTE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA INSTITUIÇÃO. O MÉTODO DO QUADRO
ILUSTRATIVO APÓS SER CONSTRUÍDO FOI UTILIZADO PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM OBSERVAR MELHOR A ORDEM DE
OCORRÊNCIA DOS PAREAMENTOS GÊNICOS, APLICANDO SEUS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS POR INTERMÉDIO DA
FERRAMENTA LÚDICA NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS EM GENÉTICA. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DA
ANÁLISE DE DADOS EM GRÁFICOS, INDICANDO QUE HOUVE MELHORA SIGNIFICATIVA NOS ACERTOS DAS QUESTÕES
PROPOSTAS NA ATIVIDADE, HOUVE UM ÓTIMO DESEMPENHO OBSERVADO PELA MAIORIA DOS ALUNOS, INCLUSIVE EM
COMPARAÇÃO COM RELAÇÃO AO BAIXO DESEMPENHO OBTIDO ANTERIORMENTE NA PROVA, O QUAL SE UTILIZOU OS
MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO, EM RELAÇÃO AO PROPOSTO MÉTODO LÚDICO DO QUADRO ILUSTRATIVO DE
PUNNETT. RESSALTANDO-SE ASSIM, A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS QUE DIFEREM DA AULA SOMENTE
EXPOSITIVA, PODENDO OS DOCENTES REINVENTAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS
PELA EDUCAÇÃO, ORIENTANDO-OS NA FIXAÇÃO DO SEU CONHECIMENTO ADQUIRIDO, PARA PRODUZIR NOVAS
EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS SEUS EDUCANDOS.