O ATO DE AVALIAR NOS PROCESSOS EDUCATIVOS ULTRAPASSA O DE MEDIR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO COM UMA NOTA, DETERMINANDO O QUANTO O ALUNO APRENDEU, ELE DEVE ENGLOBAR TAMBÉM A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE MÉTODOS E PRÁTICAS AVALIATIVAS, FUNCIONANDO COMO REGULADOR DAS APRENDIZAGENS. QUANDO O ALUNO AVALIADO É SURDO, ESSA AVALIAÇÃO REQUER UMA ATENÇÃO ESPECIAL À MEDIDA QUE O ALUNO SURDO, USUÁRIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS, UTILIZA A LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA. LOGO TODOS OS PROCESSOS EDUCACIONAIS DESSE ALUNO DEVEM SER MEDIADOS PELA ATUAÇÃO DE PROFESSORES QUALIFICADOS PARA ISSO, COMO OS TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS. PORTANTO, MAIS QUE APLICAR A AVALIAÇÃO COM ESSE PÚBLICO, É NECESSÁRIO QUE OS EDUCADORES AVALIEM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, COMPREENDAM OS PRESSUPOSTOS DO PROCESSO AVALIATIVO E COMO TEM ACONTECIDO DE FATO ESSA AVALIAÇÃO. DIANTE DISSO, DESENVOLVEMOS ESSA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR O QUE DIZEM AS PESQUISAS PUBLICADAS NOS PERIÓDICOS SCORPUS, SCIELO E GOOGLE ACADÊMICO SOBRE A AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS ANOS DE 2015 A 2019, SENDO ANALISADOS OS DOCUMENTOS NACIONAIS. DIANTE DA SISTEMATIZAÇÃO DA PESQUISA, APÓS OS FILTROS QUE CONDIZEM COM OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO FORAM IDENTIFICADOS APENAS DOIS DOCUMENTOS CIENTÍFICOS SILVA E KANASHIRO (2015) E OLIVEIRA, SILVA E GOMES (2017). ENQUANTO OS PRIMEIROS AUTORES RELATARAM UM ESTUDO DE CASO, OS OUTROS REALIZARAM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. DIANTE DOS RESULTADOS, PODEMOS AFIRMAR QUE A AVALIAÇÃO DO SURDO PRECISA GANHAR MAIOR VISIBILIDADE NO ÂMBITO ACADÊMICO, EM ESPECIAL, NO QUE SE REFERE ÀS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS DE AMPLA CIRCULAÇÃO.