O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ELUCIDAR SOBRE O TEMA: A ÁFRICA NA SALA DE AULA, DESMISTIFICANDO ALGUNS PRECONCEITOS DOS JOVENS, ALÉM DE ELENCAR PRÁTICAS METODOLÓGICAS QUE CONSIGAM IMPLEMENTAR O CURRÍCULO AFRO BRASILEIRO DENTRO DE NOSSA SOCIEDADE, ENALTECENDO NOSSA CULTURA, COSTUMES, DANÇAS, TRADIÇÕES DE MEMÓRIAS E ATRAVÉS DA HISTÓRIA QUE TEVE SUA ORIGEM NAS SOCIEDADES AFRICANAS, DIMINUINDO ASSIM O RACISMO. PARA DESENVOLVERMOS PRÁTICAS METODOLÓGICAS, PRECISAMOS CRIAR UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA A ASSIMILAÇÃO DA ORALIDADE OBTIDAS PELOS ANCESTRAIS, TÃO COMUM NAS SOCIEDADES DE RAÍZES AFRICANAS. A LEI 10639/3 VEM ALAVANCAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA ÚLTIMA DÉCADA, ASSIM COMO INCLUIR A MATRIZ AFRICANA NO CURRÍCULO ESCOLAR A PARTIR DO EIXO TEMÁTICO QUE ESTABELECE O ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL COM AMPLITUDE DA CULTURA AFRICANA.
O RELATO DE EXPERIÊNCIA COM AS TURMAS DE FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DA EE DOUTOR REYNALDO FALLEIROS, CONTOU COM UM OLHAR MAIS CRÍTICO PARA COM OS JOVENS QUE ESTÃO MATRICULADOS NA MESMA INSTITUIÇÃO E VINHAM DEMONSTRANDO UMA CRISE DE IDENTIDADE COM SUAS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS. UMA SONDAGEM DIAGNÓSTICA E UM RELATÓRIO FEITOS PARA NIVELAMENTO DE CONHECIMENTO PRÉVIO, TROUXE UM RESULTADO NO QUAL CAUSOU UMA INQUIETAÇÃO EM UMA DAS DETERMINADAS TURMAS. BOA PARTE DAS ALUNAS NÃO RESPONDERAM O RELATÓRIO DIAGNÓSTICO. A PARTIR DO RESULTADO QUE SE CONFIGUROU EM UM GRÁFICO, FOI NECESSÁRIO UM PROJETO DENOMINADO ESTUDOS BRASILEIROS E AFRICANOS, TEMÁTICA QUE NORTEOU AS PRÁTICAS DE VALORIZAÇÃO A CULTURA AFRICANA EM SALA DE AULA, TRAZENDO AOS JOVENS INFORMAÇÕES E ACESSO À CULTURA AFRICANA ATRAVÉS DE EXCURSÃO CULTURAL, EXPOSIÇÃO DE FILME E DEBATES SOBRE A TEMÁTICA: CULTURA BRASILEIRA E AFRICANIDADES. AS AÇÕES CONTARAM COM INTERAÇÕES ENTRE AS TURMAS, DISPONIBILIDADE DOS GESTORES E MUDANÇA NOS PLANOS DE ENSINO. A SISTEMATIZAÇÃO DO PROJETO SE ESTENDEU POR DOIS BIMESTRES, PARA QUE AS TURMAS TIVESSEM CONTATO COM A NOVA MODALIDADE DE SE ESTUDAR ALGUMAS CURIOSIDADES DE PAÍSES AFRICANOS.
AS PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISAS, ASSIM COMO AS ESTRATÉGIAS DO QUAIS POTENCIALIZARAM UM NOVO OLHAR SOBRE OS PLANOS DE ENSINO, CRIANDO ESPAÇOS DE DEBATE E DISCUSSÕES ACERCA DA MEMÓRIA E IDENTIDADE DA CULTURA BRASILEIRA, DIMINUINDO ASSIM, O PRECONCEITO EM RELAÇÃO AO CONTINENTE AFRICANO E OS PAÍSES QUE O COMPÕEM.