A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, QUE DE UMA CERTA FORMA IMPACTA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS DE UMA FORMA GERAL, QUE LEVA O ALUNO A DESMOTIVAÇÃO NA BUSCA PELO CONHECIMENTO. O DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS É ESSENCIAL PARA O ESTIMULO E DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES. NO ARTIGO SERÁ RELATADO COMO FOI ESPECIFICAMENTE ELABORADO A GINCANA E O CONTATO DOS ALUNOS COM ESSA DUALIDADE DE ENSINO E PRÁTICAS COM UTENSÍLIOS BÁSICOS DO DIA A DIA NA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS DA FÍSICA DE UMA FORMA SIMPLES, COM AUXÍLIO DE AULAS PRÁTICAS. O REPASSE DO ASSUNTO DE TERMOLOGIA FOI MINISTRADO DE DUAS FORMAS COM O AUXÍLIO DA SUPERVISORA JUNTO COM OS BOLSISTAS DO PIBID. A METODOLOGIA USADA FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS, ETAPA I TEORICA SOBRE O ASSUNTO DE TERMOLOGIA. A ETAPA II UM EXPERIMENTO REALIZADO EM SALA DE AULA NA TURMA DE 7º ANO DA ESCOLA ESTADUAL MARIA DE LOURDES BEZERRA COM OS ALUNOS DE UMA FORMA EXPOSITIVA E EXPLICANDO CADA PROCESSO ENVOLVENDO O EXPERIMENTO. É NOTÓRIO A CURIOSIDADE E O ATRATIVO PARA OS ESTUDANTES REFERENTE A AULA PRÁTICA SOBRE TERMOLOGIA. COM BASE NA PRÁTICA MINISTRADA EM SALA DE AULA, PODEMOS OBSERVAR O QUÃO IMPORTNTE É A METODOLOGIA DENTRO DE SALA DE AULA. AO TERMINO DA AULA PRÁTICA SOBRE “FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO CALOR” PODEMOS NOTAR QUE OS ALUNOS OBTIVERAM UMA MELHOR COMPREENSÃO E ABSORÇÃO DO CONTEÚDO APÓS AULA PRÁTICA. FOI NOTADO DURANTE A PRÁTICA UM GRANDE ENVOLVIMENTO POR PARTE DOS ALUNOS. PODEMOS OBSERVAR O QUÃO IMPORTANTE É A METODOLOGIA DENTRO DE SALA.