A COLETA SELETIVA É UM DOS ASSUNTOS MAIS ABORDADOS NA ATUALIDADE E TEM UMA IMPORTÂNCIA SIGNIFICATIVA PARA O MEIO AMBIENTE. POIS, ALÉM DE SER UMA PRÁTICA SUSTENTÁVEL, TAMBÉM AUXILIA NA GERAÇÃO DE RENDA PARA FAMÍLIAS QUE UTILIZAM ESSES SERVIÇO, ALÉM DE AMENIZAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DO ACÚMULO EXAGERADO DE LIXO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NO APRENDIZADO SOBRE COLETA SELETIVA, UMA VEZ QUE AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO DOS DISCENTES ACERCA DESSA TEMÁTICA. COM ISSO, ALÉM DE ESTIMULAR O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES, AS ATIVIDADES LUDO-PEDAGÓGICAS BUSCAM ABORDAR E REFORÇAR A NECESSIDADE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA PARA O MEIO AMBIENTE, VISTO QUE NA ATUALIDADE ESSE ASSUNTO VEM SE TORNANDO PAUTA A CADA ANO. NESSE CONTEXTO, FOI DESENVOLVIDO UM JOGO SOBRE ESSA TEMÁTICA INTITULADO DE “CHARADA ECOLÓGICA”, ONDE FOI FEITO UMA BREVE APRESENTAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA E EM SEGUIDA QUE TODOS OS ALUNOS PUDERAM TER PARTICIPAÇÃO DIRETA, SANANDO DÚVIDAS E ADQUIRINDO INFORMAÇÕES. O JOGO FOI BASEADO EM PERGUNTAS A RESPEITO DO TEMA COLETA SELETIVA, VISANDO ANALISAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES. DIANTE DISSO, A APLICAÇÃO DO JOGO TORNOU O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES MAIS DINÂMICO E PARTICIPATIVO, JÁ QUE OS MESMOS POSSUÍAM MUITA DIFICULDADE EM LIDAR COM A PROBLEMÁTICA. ASSIM, É INTERESSANTE QUE MÉTODOS COMO ESSE POSSAM SER USADOS COM FREQUÊNCIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL, JÁ QUE O PROGRESSO DOS ALUNOS TORNA-SE CADA VEZ MAIS ACELERADO.