A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE NORTEIEM AÇÕES INCLUSIVAS É UMA IMPORTANTE CONQUISTA PARA ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS EXCLUDENTES QUE AINDA PERSISTEM NA SOCIEDADE. O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DA PESQUISA DA MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO, DEFENDIDA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) EM 2018. TEM COMO OBJETIVOS APRESENTAR O PROJETO “INCLUSÃO EM FOCO”, OBSERVANDO SUA OPERACIONALIZAÇÃO ENQUANTO PROPOSTA DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ANALISAR O PROJETO “INCLUSÃO EM FOCO” SOB A ÓTICA DO CICLO DE POLÍTICAS DE STEPHEN BALL. O PERCURSO METODOLÓGICO VERSA SOBRE UMA PESQUISA DE CAMPO NA QUAL SE REALIZA NO MUNICÍPIO DE SERRA DO MEL/RN. PARA ALÉM DA PROPOSTA DE ANÁLISE DO CICLO DE POLÍTICAS, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM AUTORES QUE DISCUTEM AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TAIS COMO BALL E MAINARDES (2011), MAINARDES (2006), OMOTE (2006), DENARI (2006; 2018). EVIDENCIA-SE QUE UMA POLÍTICA PÚBLICA TOMA PROPORÇÃO MAIOR QUANDO OS ATORES ENVOLVIDOS IDENTIFICAM O PROBLEMA E UNEM-SE PARA A RESOLUÇÃO DO MESMO, BUSCANDO PARCERIAS E ALTERNATIVAS PARA TAL EFETIVAÇÃO. ASSIM, UMA CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO INCLUSÃO EM FOCO FOI O DE IMPULSIONAR PRÁTICAS INCLUSIVAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO, PROPORCIONANDO FORMAÇÕES PARA QUE PROFISSIONAIS PERCEBAM A INCLUSÃO PARA ALÉM DA SALA DE AULA, SABENDO QUE SÓ A SENSIBILIDADE NÃO RESOLVE A SITUAÇÃO E QUE O CONHECIMENTO SE FAZ NECESSÁRIO PARA A PRÁTICA DOCENTE.