O PROJETO INCLUSÃO EM FOCO: PASSOS À CONTEXTUALIZAÇÃO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61628 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1915 "inscrito_id" => 3208 "titulo" => "O PROJETO INCLUSÃO EM FOCO: PASSOS À CONTEXTUALIZAÇÃO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL" "resumo" => "A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE NORTEIEM AÇÕES INCLUSIVAS É UMA IMPORTANTE CONQUISTA PARA ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS EXCLUDENTES QUE AINDA PERSISTEM NA SOCIEDADE. O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DA PESQUISA DA MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO, DEFENDIDA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) EM 2018. TEM COMO OBJETIVOS APRESENTAR O PROJETO “INCLUSÃO EM FOCO”, OBSERVANDO SUA OPERACIONALIZAÇÃO ENQUANTO PROPOSTA DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ANALISAR O PROJETO “INCLUSÃO EM FOCO” SOB A ÓTICA DO CICLO DE POLÍTICAS DE STEPHEN BALL. O PERCURSO METODOLÓGICO VERSA SOBRE UMA PESQUISA DE CAMPO NA QUAL SE REALIZA NO MUNICÍPIO DE SERRA DO MEL/RN. PARA ALÉM DA PROPOSTA DE ANÁLISE DO CICLO DE POLÍTICAS, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM AUTORES QUE DISCUTEM AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TAIS COMO BALL E MAINARDES (2011), MAINARDES (2006), OMOTE (2006), DENARI (2006; 2018). EVIDENCIA-SE QUE UMA POLÍTICA PÚBLICA TOMA PROPORÇÃO MAIOR QUANDO OS ATORES ENVOLVIDOS IDENTIFICAM O PROBLEMA E UNEM-SE PARA A RESOLUÇÃO DO MESMO, BUSCANDO PARCERIAS E ALTERNATIVAS PARA TAL EFETIVAÇÃO. ASSIM, UMA CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO INCLUSÃO EM FOCO FOI O DE IMPULSIONAR PRÁTICAS INCLUSIVAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO, PROPORCIONANDO FORMAÇÕES PARA QUE PROFISSIONAIS PERCEBAM A INCLUSÃO PARA ALÉM DA SALA DE AULA, SABENDO QUE SÓ A SENSIBILIDADE NÃO RESOLVE A SITUAÇÃO E QUE O CONHECIMENTO SE FAZ NECESSÁRIO PARA A PRÁTICA DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, PROJETO INCLUSÃO EM FOCO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID3208_15082019102259.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA KELLY DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "REGINA KELLY" "autor_email" => "reginah_kelly@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61628 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1915 "inscrito_id" => 3208 "titulo" => "O PROJETO INCLUSÃO EM FOCO: PASSOS À CONTEXTUALIZAÇÃO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL" "resumo" => "A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE NORTEIEM AÇÕES INCLUSIVAS É UMA IMPORTANTE CONQUISTA PARA ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS EXCLUDENTES QUE AINDA PERSISTEM NA SOCIEDADE. O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DA PESQUISA DA MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO, DEFENDIDA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) EM 2018. TEM COMO OBJETIVOS APRESENTAR O PROJETO “INCLUSÃO EM FOCO”, OBSERVANDO SUA OPERACIONALIZAÇÃO ENQUANTO PROPOSTA DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ANALISAR O PROJETO “INCLUSÃO EM FOCO” SOB A ÓTICA DO CICLO DE POLÍTICAS DE STEPHEN BALL. O PERCURSO METODOLÓGICO VERSA SOBRE UMA PESQUISA DE CAMPO NA QUAL SE REALIZA NO MUNICÍPIO DE SERRA DO MEL/RN. PARA ALÉM DA PROPOSTA DE ANÁLISE DO CICLO DE POLÍTICAS, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM AUTORES QUE DISCUTEM AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TAIS COMO BALL E MAINARDES (2011), MAINARDES (2006), OMOTE (2006), DENARI (2006; 2018). EVIDENCIA-SE QUE UMA POLÍTICA PÚBLICA TOMA PROPORÇÃO MAIOR QUANDO OS ATORES ENVOLVIDOS IDENTIFICAM O PROBLEMA E UNEM-SE PARA A RESOLUÇÃO DO MESMO, BUSCANDO PARCERIAS E ALTERNATIVAS PARA TAL EFETIVAÇÃO. ASSIM, UMA CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO INCLUSÃO EM FOCO FOI O DE IMPULSIONAR PRÁTICAS INCLUSIVAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO, PROPORCIONANDO FORMAÇÕES PARA QUE PROFISSIONAIS PERCEBAM A INCLUSÃO PARA ALÉM DA SALA DE AULA, SABENDO QUE SÓ A SENSIBILIDADE NÃO RESOLVE A SITUAÇÃO E QUE O CONHECIMENTO SE FAZ NECESSÁRIO PARA A PRÁTICA DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, PROJETO INCLUSÃO EM FOCO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID3208_15082019102259.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA KELLY DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "REGINA KELLY" "autor_email" => "reginah_kelly@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }