OS FUNGOS, BEM COMO OS MICRORGANISMOS NO GERAL, ESTÃO PRESENTES EM GRANDE PARTE DO NOSSO COTIDIANO, PORÉM INFELIZMENTE AINDA É ESCASSO A CONTEXTUALIZAÇÃO DESSE CONTEÚDO NO DIA A DIA DOS ALUNOS. AS AULAS PRÁTICAS, POR SUA VEZ, SÃO UMA ALTERNATIVA INTERESSANTE E INOVADORA EM SALA POIS, ALÉM DE EVITAR A REPETIÇÃO DE CONCEITOS E MONOTONIA DAS AULAS EXPOSITIVAS, APROXIMAM O ESTUDANTE CADA VEZ MAIS DE EVENTOS E PROCESSOS QUE OCORREM AO SEU REDOR O TEMPO TODO, EXERCITANDO O LETRAMENTO CIENTIFICO, CUJA IMPORTÂNCIA É FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DE UM INDIVÍDUO CRITICO. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR AS EXPERIÊNCIAS DE UMA AULA PRÁTICA, REALIZADA POR DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPANTES DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), ACERCA DA VISUALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE FUNGOS MICROSCÓPICOS PRESENTES EM ALIMENTOS DO DIA A DIA DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CABEDELO – PB. A INTERVENÇÃO DIDÁTICA OCORREU APÓS A MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO DE FUNGOS. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS EQUIPAMENTOS COMO MICROSCÓPIO, REAGENTE QUÍMICO E LÂMINAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS. OS ALUNOS MOSTRARAM-SE ATENTOS E EMPOLGADOS COM A PRÁTICA. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE A EXPRESSÃO DE SURPRESA DOS ALUNOS AO VISUALIZAR AS ESTRUTURAS DOS FUNGOS E COMO ESSES SERES SE ORGANIZAM E ATUAM NO PROCESSO DE DETERIORIZAÇÃO DOS ALIMENTOS. PORTANTO, A AULA PRÁTICA DEMONSTROU RESULTADOS POSITIVOS NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO PELOS ALUNOS, AUXILIANDO-OS A DESENVOLVER SEU COGNITIVO E A CORRELACIONAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES COM SUA VIDA COTIDIANA.