O PIBID, SENDO ESSE ATUANTE DENTRO DAS ESCOLAS, É VISTO COMO GRANDE FERRAMENTA TANTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO TAMBÉM PARA O POTENCIALIZAR PEDAGÓGICO DAS AULAS, VISTO QUE OS BOLSISTAS DESENVOLVEM DIVERSAS ATIVIDADES DENTRO DAS INSTITUIÇÕES. DESSE MODO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO EXPLANAR A EXPERIÊNCIA DA ATIVIDADE "GINCANA GLOBALIZADA" REALIZADA NA TURMA DO 8 ANO DO COLÉGIO NEYDE MESQUITA, SÃO CRISTÓVÃO - SERGIPE, ONDE, DE FORMA A EXPLORAR A CATEGORIA DE ANÁLISE LUGAR, OS ALUNOS FORAM INSTIGADOS A ENTENDER GLOBALIZAÇÃO A PARTIR DA ASSOCIAÇÃO DA ABORDAGEM LOCAL À GLOBAL. DESSE MODO TAMBÉM SE TRABALHOU UMA AULA EXTREMAMENTE PAUTADA NO DIÁLOGO, AFASTANDO-SE ASSIM DA ABORDAGEM BANCÁRIA E BUSCANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, POIS, O ALUNO DEVE TER SEU CONHECIMENTO PRÉVIO TAMBÉM VALORIZADO E UTILIZADO AO SEU FAVOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A PESQUISA TAMBÉM EXPLICITOU, EM SUA EXTENSÃO, O QUÃO POSITIVO SE DÁ A UTILIZAÇÃO DO VIÉS LÚDICO PARA AS AULAS, POIS ESSE, ALÉM DE DESPERTAR MAIOR INTERESSE DOS ALUNOS, TORNA A AULA DINÂMICA E MAIS PRAZEROSA, TANTO PARA O ALUNO COMO TAMBÉM PARA O PROFESSOR. ASSIM, CONCLUIU-SE QUE É DE GRANDE IMPORTÂNCIA O ESPAÇO QUE O PIBID OCUPA DENTRO DAS ESCOLAS NO QUE SE DIZ RESPEITO A CONTRIBUIR COM ESTAS, BUSCANDO SEMPRE METODOLOGIAS INOVADORAS QUE VISEM O ÊXITO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, NESTE CASO, EM PRINCIPAL, DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA, A QUAL, NAS ESCOLAS, POR SEU CARÁTER AMPLO DENTRO DE UMA ABORDAGEM NÃO MUITO ESTIMULANTE É EM VEZES ENCARADA COM UMA DISCIPLINA EXTREMAMENTE CONCEITUAL E MAÇANTE.