ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA SE PROPÕE A APRESENTAR AS VIVÊNCIAS, DESAFIOS E IMPACTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP) CAMPUS ENGENHEIRO COELHO. O PIBID TEM SIDO VALORIZADO POR PROFESSORES E ALUNOS E TEM CONTRIBUÍDO PARA O DESENVOLVIMENTO MUSICAL E SOCIAL DOS SEUS PARTICIPANTES. A PROPOSTA É APRESENTAR O PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DO CURSO DE MÚSICA AO PROGRAMA DO PIBID, DESCREVER OS PROCEDIMENTOS DE ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO NO DESENVOLVIMENTO DOS GRADUANDOS DO ENSINO SUPERIOR E DOS ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA. COMO PESQUISA QUALITATIVA, ENFOCARÁ O CARÁTER SUBJETIVO DO OBJETO ANALISADO, APRESENTANDO AS EXPERIÊNCIAS E ESTUDANDO AS ESPECIFICIDADES DO OBJETO. O REFERENCIAL TEÓRICO METODOLÓGICO ESTÁ FUNDAMENTADO EM PERRENOUD (2004), SWANWICK (2003) E LIMA E STENCEL (2012). OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS NOS LEVAM A CONCLUIR QUE APESAR DOS DESAFIOS, AS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELO PIBID CONTRIBUEM PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DOS GRADUANDOS NOS QUESITOS DE ORGANIZAÇÃO, RELACIONAMENTO,ALÉM DE ATUAÇÃO CONSCIENTE E CRÍTICA NO CONTEXTO ACADÊMICO. EM RELAÇÃO AOS ALUNOS DA EMEF, ELES TÊM ADQUIRIDO MELHOR CONTROLE NA COORDENAÇÃO MOTORA, UMA MELHOR AFINAÇÃO NO CANTO EM GRUPO, DESENVOLVIMENTO RÍTMICO E MUSICAL SATISFATÓRIO, ALÉM DA MELHORA NO COMPORTAMENTO SOCIAL E DAS HABILIDADES SOCIAIS. O APRENDIZADO DE MÚSICA OFERECE UMA PONTE COMUNICATIVA E EXPRESSIVA PARA O APRENDIZADO DO LETRAMENTO.