O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, DESTACANDO SUA IMPORTÂNCIA NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS, POIS MUITO SE ABORDA ACERCA DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO, E COMO TAIS OBSTÁCULOS PODEM INTERFERIR NA VIDA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES. A PESQUISA, DE CAMPO E PARTICIPATIVA, FOI REALIZADA COM ESTUDANTES DO 6° E 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS/PE. A ANÁLISE FOI FEITA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA OFICINA COM MATERIAL DOURADO NO ESTUDO DAS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO. DURANTE A EXECUÇÃO, OS DISCENTES EVIDENCIARAM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM QUE ENFRENTAVAM EM SALA DE AULA, NÃO OBSTANTE, DEMONSTRARAM INTERESSE EM PARTICIPAR DA ATIVIDADE, INFLUENCIANDO POSITIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APLICAÇÃO. NOTOU-SE QUE A EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES ENVOLVE NÃO SOMENTE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO, MAS TAMBÉM O CONTEXTO EDUCACIONAL EM QUE SE ENCONTRAM.