O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR É UMA AÇÃO CONDUZIDA PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), E DESENVOLVIDO EM REGIME DE COOPERAÇÃO COM AS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DOS ESTADOS, DOS MUNICÍPIOS E DO DISTRITO FEDERAL E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. O PARFOR CONTA COM UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE TURMAS JÁ FORMADAS OU EM FORMAÇÃO, ALÉM DE EXPERIÊNCIAS QUE MUITO TEM CONTRIBUÍDO PARA A DISCUSSÃO E O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ATUAM NO MAGISTÉRIO, ASSIM COMO INVESTIGAR TAMBÉM OS SABERES QUE SÃO CONSTRUÍDOS E QUE OS DOCENTES RECONHECEM NECESSÁRIOS PARA SER UM BOM PROFESSOR. A METODOLOGIA DA PESQUISA É QUALITATIVA, OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM DUAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR. OS RESULTADOS INDICAM QUE MUITAS TROCAS E REFLEXÕES JÁ FORAM REALIZADAS, ASSIM COMO O COMPARTILHAMENTO DE SABERES ENTRE OS PRÓPRIOS CURSISTAS E TAMBÉM ENTRE CURSISTAS E PROFESSORES FORMADORES, REVELANDO CONSIDERÁVEIS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E EM SERVIÇO PARA A REFERIDA TURMA, E PRINCIPALMENTE NA INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA PARA OS DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA, POIS É NESTA INSTÂNCIA QUE ESSES SABERES SE REFLETEM DIRETAMENTE.