Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERFIL E A OCUPAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA.

Palavra-chaves: ENSINO A DISTÂNCIA., FORMAÇÃO CONTINUADA., CURSO DE HOTELARIA DO IFCE/EAD., EGRESSO., EGRESSO. Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61543
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1450
    "inscrito_id" => 8792
    "titulo" => "O PERFIL E A OCUPAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA."
    "resumo" => "A SOCIEDADE DO SÉCULO XXI PASSA POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES ADVINDAS DAS NOVAS TECNOLOGIAS. A ATIVIDADE TURÍSTICA REFLETE ESTAS MUDANÇAS NA MEDIDA EM QUE AS PESSOAS SÃO MAIS INFORMADAS E EXIGENTES.  DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR O PERFIL E A OCUPAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA DO IFCE, MODALIDADE A DISTÂNCIA, E SUAS EXPECTATIVAS PARA PARTICIPAR DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL. O REFERENCIAL TEÓRICO FUNDAMENTA-SE NOS CONTEÚDOS PRODUZIDOS POR GUAREZI E MATOS (2009), QUE APRESENTAM O INSTRUMENTAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD). TAMBÉM EM MUNHOZ (2013) QUE CONCEITUA EAD E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, ALÉM DE ALVES (2009), MAIA E MATTAR (2007), BELLONI (2006), ENTRE OUTROS. O PERCURSO METODOLÓGICO TEM CARÁTER EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA. AS INFORMAÇÕES FORAM COLETADAS UTILIZANDO-SE QUESTIONÁRIOS ENVIADOS AOS EGRESSOS. OS DADOS ANALISADOS NORTEIAM A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E A CRIAÇÃO DE FERRAMENTA, BATIZADA DE FAROL DO EGRESSO DO IFCE (FEICE), QUE INTEGRA EGRESSOS, MERCADO DE TRABALHO E IFCE. OS RESULTADOS APRESENTADOS REVELAM QUE OS EGRESSOS NÃO ESTÃO SATISFEITOS COM O MERCADO; ELOGIAM O CURSO DE HOTELARIA, OS PROFESSORES E SUGEREM MELHORIAS. OS ENTREVISTADOS SÃO FAMILIARIZADOS COM A PLATAFORMA VIRTUAL E IDENTIFICAM ÁREAS DE GESTÃO COMO PRIORITÁRIAS PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. CONSIDERA-SE AO FINAL, QUE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MELHORA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO EGRESSO, TENDO O FEICE COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE EGRESSOS, EMPRESÁRIOS E O IFCE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO A DISTÂNCIA., FORMAÇÃO CONTINUADA., CURSO DE HOTELARIA DO IFCE/EAD., EGRESSO., EGRESSO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID8792_14082019014115.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ RÉGIS AZEVEDO ESMERALDO"
    "autor_nome_curto" => "RÉGIS AZEVEDO"
    "autor_email" => "regisazeved@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61543
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1450
    "inscrito_id" => 8792
    "titulo" => "O PERFIL E A OCUPAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA."
    "resumo" => "A SOCIEDADE DO SÉCULO XXI PASSA POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES ADVINDAS DAS NOVAS TECNOLOGIAS. A ATIVIDADE TURÍSTICA REFLETE ESTAS MUDANÇAS NA MEDIDA EM QUE AS PESSOAS SÃO MAIS INFORMADAS E EXIGENTES.  DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR O PERFIL E A OCUPAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA DO IFCE, MODALIDADE A DISTÂNCIA, E SUAS EXPECTATIVAS PARA PARTICIPAR DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL. O REFERENCIAL TEÓRICO FUNDAMENTA-SE NOS CONTEÚDOS PRODUZIDOS POR GUAREZI E MATOS (2009), QUE APRESENTAM O INSTRUMENTAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD). TAMBÉM EM MUNHOZ (2013) QUE CONCEITUA EAD E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, ALÉM DE ALVES (2009), MAIA E MATTAR (2007), BELLONI (2006), ENTRE OUTROS. O PERCURSO METODOLÓGICO TEM CARÁTER EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA. AS INFORMAÇÕES FORAM COLETADAS UTILIZANDO-SE QUESTIONÁRIOS ENVIADOS AOS EGRESSOS. OS DADOS ANALISADOS NORTEIAM A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E A CRIAÇÃO DE FERRAMENTA, BATIZADA DE FAROL DO EGRESSO DO IFCE (FEICE), QUE INTEGRA EGRESSOS, MERCADO DE TRABALHO E IFCE. OS RESULTADOS APRESENTADOS REVELAM QUE OS EGRESSOS NÃO ESTÃO SATISFEITOS COM O MERCADO; ELOGIAM O CURSO DE HOTELARIA, OS PROFESSORES E SUGEREM MELHORIAS. OS ENTREVISTADOS SÃO FAMILIARIZADOS COM A PLATAFORMA VIRTUAL E IDENTIFICAM ÁREAS DE GESTÃO COMO PRIORITÁRIAS PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. CONSIDERA-SE AO FINAL, QUE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MELHORA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO EGRESSO, TENDO O FEICE COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE EGRESSOS, EMPRESÁRIOS E O IFCE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO A DISTÂNCIA., FORMAÇÃO CONTINUADA., CURSO DE HOTELARIA DO IFCE/EAD., EGRESSO., EGRESSO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID8792_14082019014115.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ RÉGIS AZEVEDO ESMERALDO"
    "autor_nome_curto" => "RÉGIS AZEVEDO"
    "autor_email" => "regisazeved@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A SOCIEDADE DO SÉCULO XXI PASSA POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES ADVINDAS DAS NOVAS TECNOLOGIAS. A ATIVIDADE TURÍSTICA REFLETE ESTAS MUDANÇAS NA MEDIDA EM QUE AS PESSOAS SÃO MAIS INFORMADAS E EXIGENTES. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR O PERFIL E A OCUPAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA DO IFCE, MODALIDADE A DISTÂNCIA, E SUAS EXPECTATIVAS PARA PARTICIPAR DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL. O REFERENCIAL TEÓRICO FUNDAMENTA-SE NOS CONTEÚDOS PRODUZIDOS POR GUAREZI E MATOS (2009), QUE APRESENTAM O INSTRUMENTAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD). TAMBÉM EM MUNHOZ (2013) QUE CONCEITUA EAD E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, ALÉM DE ALVES (2009), MAIA E MATTAR (2007), BELLONI (2006), ENTRE OUTROS. O PERCURSO METODOLÓGICO TEM CARÁTER EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA. AS INFORMAÇÕES FORAM COLETADAS UTILIZANDO-SE QUESTIONÁRIOS ENVIADOS AOS EGRESSOS. OS DADOS ANALISADOS NORTEIAM A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E A CRIAÇÃO DE FERRAMENTA, BATIZADA DE FAROL DO EGRESSO DO IFCE (FEICE), QUE INTEGRA EGRESSOS, MERCADO DE TRABALHO E IFCE. OS RESULTADOS APRESENTADOS REVELAM QUE OS EGRESSOS NÃO ESTÃO SATISFEITOS COM O MERCADO; ELOGIAM O CURSO DE HOTELARIA, OS PROFESSORES E SUGEREM MELHORIAS. OS ENTREVISTADOS SÃO FAMILIARIZADOS COM A PLATAFORMA VIRTUAL E IDENTIFICAM ÁREAS DE GESTÃO COMO PRIORITÁRIAS PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. CONSIDERA-SE AO FINAL, QUE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MELHORA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO EGRESSO, TENDO O FEICE COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE EGRESSOS, EMPRESÁRIOS E O IFCE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.