O PERFIL E A OCUPAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61543 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1450 "inscrito_id" => 8792 "titulo" => "O PERFIL E A OCUPAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA." "resumo" => "A SOCIEDADE DO SÉCULO XXI PASSA POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES ADVINDAS DAS NOVAS TECNOLOGIAS. A ATIVIDADE TURÍSTICA REFLETE ESTAS MUDANÇAS NA MEDIDA EM QUE AS PESSOAS SÃO MAIS INFORMADAS E EXIGENTES. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR O PERFIL E A OCUPAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA DO IFCE, MODALIDADE A DISTÂNCIA, E SUAS EXPECTATIVAS PARA PARTICIPAR DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL. O REFERENCIAL TEÓRICO FUNDAMENTA-SE NOS CONTEÚDOS PRODUZIDOS POR GUAREZI E MATOS (2009), QUE APRESENTAM O INSTRUMENTAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD). TAMBÉM EM MUNHOZ (2013) QUE CONCEITUA EAD E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, ALÉM DE ALVES (2009), MAIA E MATTAR (2007), BELLONI (2006), ENTRE OUTROS. O PERCURSO METODOLÓGICO TEM CARÁTER EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA. AS INFORMAÇÕES FORAM COLETADAS UTILIZANDO-SE QUESTIONÁRIOS ENVIADOS AOS EGRESSOS. OS DADOS ANALISADOS NORTEIAM A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E A CRIAÇÃO DE FERRAMENTA, BATIZADA DE FAROL DO EGRESSO DO IFCE (FEICE), QUE INTEGRA EGRESSOS, MERCADO DE TRABALHO E IFCE. OS RESULTADOS APRESENTADOS REVELAM QUE OS EGRESSOS NÃO ESTÃO SATISFEITOS COM O MERCADO; ELOGIAM O CURSO DE HOTELARIA, OS PROFESSORES E SUGEREM MELHORIAS. OS ENTREVISTADOS SÃO FAMILIARIZADOS COM A PLATAFORMA VIRTUAL E IDENTIFICAM ÁREAS DE GESTÃO COMO PRIORITÁRIAS PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. CONSIDERA-SE AO FINAL, QUE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MELHORA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO EGRESSO, TENDO O FEICE COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE EGRESSOS, EMPRESÁRIOS E O IFCE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO A DISTÂNCIA., FORMAÇÃO CONTINUADA., CURSO DE HOTELARIA DO IFCE/EAD., EGRESSO., EGRESSO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID8792_14082019014115.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ RÉGIS AZEVEDO ESMERALDO" "autor_nome_curto" => "RÉGIS AZEVEDO" "autor_email" => "regisazeved@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61543 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1450 "inscrito_id" => 8792 "titulo" => "O PERFIL E A OCUPAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA." "resumo" => "A SOCIEDADE DO SÉCULO XXI PASSA POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES ADVINDAS DAS NOVAS TECNOLOGIAS. A ATIVIDADE TURÍSTICA REFLETE ESTAS MUDANÇAS NA MEDIDA EM QUE AS PESSOAS SÃO MAIS INFORMADAS E EXIGENTES. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR O PERFIL E A OCUPAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA DO IFCE, MODALIDADE A DISTÂNCIA, E SUAS EXPECTATIVAS PARA PARTICIPAR DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL. O REFERENCIAL TEÓRICO FUNDAMENTA-SE NOS CONTEÚDOS PRODUZIDOS POR GUAREZI E MATOS (2009), QUE APRESENTAM O INSTRUMENTAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD). TAMBÉM EM MUNHOZ (2013) QUE CONCEITUA EAD E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, ALÉM DE ALVES (2009), MAIA E MATTAR (2007), BELLONI (2006), ENTRE OUTROS. O PERCURSO METODOLÓGICO TEM CARÁTER EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA. AS INFORMAÇÕES FORAM COLETADAS UTILIZANDO-SE QUESTIONÁRIOS ENVIADOS AOS EGRESSOS. OS DADOS ANALISADOS NORTEIAM A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E A CRIAÇÃO DE FERRAMENTA, BATIZADA DE FAROL DO EGRESSO DO IFCE (FEICE), QUE INTEGRA EGRESSOS, MERCADO DE TRABALHO E IFCE. OS RESULTADOS APRESENTADOS REVELAM QUE OS EGRESSOS NÃO ESTÃO SATISFEITOS COM O MERCADO; ELOGIAM O CURSO DE HOTELARIA, OS PROFESSORES E SUGEREM MELHORIAS. OS ENTREVISTADOS SÃO FAMILIARIZADOS COM A PLATAFORMA VIRTUAL E IDENTIFICAM ÁREAS DE GESTÃO COMO PRIORITÁRIAS PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. CONSIDERA-SE AO FINAL, QUE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MELHORA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO EGRESSO, TENDO O FEICE COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE EGRESSOS, EMPRESÁRIOS E O IFCE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO A DISTÂNCIA., FORMAÇÃO CONTINUADA., CURSO DE HOTELARIA DO IFCE/EAD., EGRESSO., EGRESSO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID8792_14082019014115.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ RÉGIS AZEVEDO ESMERALDO" "autor_nome_curto" => "RÉGIS AZEVEDO" "autor_email" => "regisazeved@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }