ESTE ARTIGO OBJETIVA EXEMPLIFICAR, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM INTERPRETATIVA DE CUNHO INDICIÁRIO (GINZBURG, 1989), A CONCEPÇÃO DE ESCRITA QUE A CRIANÇA POSSUI QUANDO ESTÁ EM FASE DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA. PARA ISSO, TOMAMOS COMO BASE OS ESTUDOS DE FERRERO (1985), FERREIRO E TEBEROSKY (1999), SOARES (2003) E KLEIMAN (1995, 2007) SOBRE AQUISIÇÃO DE ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. OS RESULTADOS APONTARAM A EFICÁCIA DA ANÁLISE DE SITUAÇÕES SINGULARES PARA A COMPREENSÃO DO MODO COMO A CRIANÇA RECONHECE AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES DA ESCRITA EM SEU COTIDIANO E COMO ELA ELABORA HIPÓTESES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA EM SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO. ALMEJAMOS QUE O EXERCÍCIO REFLEXIVO AQUI REALIZADO POSSA MOTIVAR TRABALHOS FUTUROS SOBRE O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA NO CONTEXTO DOS MÚLTIPLOS LETRAMENTOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.