AS QUESTÕES DE CIÊNCIAS HUMANAS NA PROVA DO ENEM. O QUE PENSAM OS ALUNOS SOBRE ELAS?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59270 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3065 "inscrito_id" => 10814 "titulo" => "AS QUESTÕES DE CIÊNCIAS HUMANAS NA PROVA DO ENEM. O QUE PENSAM OS ALUNOS SOBRE ELAS?" "resumo" => "O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), CRIADO EM 1998, FOI REFORMULADO ALGUMAS VEZES E SE TORNOU O PRINCIPAL EXAME, EM GRANDE ESCALA, DO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. SERVINDO COMO UM INSTRUMENTO AVALIADOR DE DISCENTES DE DIFERENTES REALIDADES, O ENEM SE UTILIZA DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRÉ-ESTABELECIDAS PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO. CONTUDO, TAL EXAME É, HOJE, TAMBÉM, A PRINCIPAL FERRAMENTA DE INGRESSO EM GRANDE PARTE DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, ALÉM DE PROPOR REFLEXÕES QUE APONTAM PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS VOLTADA AOS ANSEIOS DA CONTEMPORANEIDADE, CUJOS PRINCÍPIOS BÁSICOS SÃO A INTERDISCIPLINARIDADE E A CIDADANIA. ASSIM, PARTINDO DESTA ASSERTIVA, ESTE ARTIGO BUSCOU ANALISAR A OPINIÃO DE DISCENTES, QUE INGRESSARAM NOS ANOS DE 2016 E 2017 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, ACERCA DAS QUESTÕES DA PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. ESTA ANÁLISE BUSCOU RESPALDO EM PREMISSAS CENTRAIS DO EXAME, COMO EXTENSÃO DA PROVA, CLAREZA, GRAU DE DIFICULDADE E OBJETIVIDADE DAS QUESTÕES, DESEMPENHO DOS DISCENTES E DIFICULDADES ENCONTRADAS AO RESPONDER AS QUESTÕES. A ANÁLISE SE BASEOU EM UMA METODOLOGIA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, A QUAL POSSIBILITOU A ANÁLISE DOS DADOS NUMA RELAÇÃO DIRETA COM AS PROPOSIÇÕES TEÓRICAS QUE NORTEARAM O TRABALHO. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, SALIENTAM-SE A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS QUANTO À EXTENSÃO DO EXAME; À CLAREZA QUANTO AOS ITENS DA PROVA E AO DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES; O GRAU DE DIFICULDADE, APONTADO COMO “MEDIANO”, DOS ITENS; E, AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA RESOLUÇÃO DA PROVA, QUE GIRARAM EM TORNO DA APLICAÇÃO DOS TEMAS À UMA REALIDADE CONCRETA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENEM, CIÊNCIAS HUMANAS, OPINIÃO DE ALUNOS, UFRN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID10814_10092019165845.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO DAMIÃO RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SANDRO SILVA" "autor_email" => "sandrosilvausa@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59270 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3065 "inscrito_id" => 10814 "titulo" => "AS QUESTÕES DE CIÊNCIAS HUMANAS NA PROVA DO ENEM. O QUE PENSAM OS ALUNOS SOBRE ELAS?" "resumo" => "O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), CRIADO EM 1998, FOI REFORMULADO ALGUMAS VEZES E SE TORNOU O PRINCIPAL EXAME, EM GRANDE ESCALA, DO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. SERVINDO COMO UM INSTRUMENTO AVALIADOR DE DISCENTES DE DIFERENTES REALIDADES, O ENEM SE UTILIZA DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRÉ-ESTABELECIDAS PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO. CONTUDO, TAL EXAME É, HOJE, TAMBÉM, A PRINCIPAL FERRAMENTA DE INGRESSO EM GRANDE PARTE DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, ALÉM DE PROPOR REFLEXÕES QUE APONTAM PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS VOLTADA AOS ANSEIOS DA CONTEMPORANEIDADE, CUJOS PRINCÍPIOS BÁSICOS SÃO A INTERDISCIPLINARIDADE E A CIDADANIA. ASSIM, PARTINDO DESTA ASSERTIVA, ESTE ARTIGO BUSCOU ANALISAR A OPINIÃO DE DISCENTES, QUE INGRESSARAM NOS ANOS DE 2016 E 2017 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, ACERCA DAS QUESTÕES DA PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. ESTA ANÁLISE BUSCOU RESPALDO EM PREMISSAS CENTRAIS DO EXAME, COMO EXTENSÃO DA PROVA, CLAREZA, GRAU DE DIFICULDADE E OBJETIVIDADE DAS QUESTÕES, DESEMPENHO DOS DISCENTES E DIFICULDADES ENCONTRADAS AO RESPONDER AS QUESTÕES. A ANÁLISE SE BASEOU EM UMA METODOLOGIA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, A QUAL POSSIBILITOU A ANÁLISE DOS DADOS NUMA RELAÇÃO DIRETA COM AS PROPOSIÇÕES TEÓRICAS QUE NORTEARAM O TRABALHO. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, SALIENTAM-SE A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS QUANTO À EXTENSÃO DO EXAME; À CLAREZA QUANTO AOS ITENS DA PROVA E AO DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES; O GRAU DE DIFICULDADE, APONTADO COMO “MEDIANO”, DOS ITENS; E, AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA RESOLUÇÃO DA PROVA, QUE GIRARAM EM TORNO DA APLICAÇÃO DOS TEMAS À UMA REALIDADE CONCRETA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENEM, CIÊNCIAS HUMANAS, OPINIÃO DE ALUNOS, UFRN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID10814_10092019165845.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO DAMIÃO RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SANDRO SILVA" "autor_email" => "sandrosilvausa@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }