NESTE TRABALHO PRETENDEMOS ABORDAR COMO O ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL PODEM SER ALIADOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. BUSCAREMOS DEMONSTRAR COMO A HISTORIOGRAFIA LOCAL QUE VEM SE TORNANDO UM CAMPO CRESCENTE DOS ESTUDOS HISTÓRICOS, PODE SER UM MEIO DE APROXIMAÇÃO ENTRE A HISTÓRIA E OS ALUNOS. CONSTATAMOS ESSA IMPORTÂNCIA DURANTE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA NA ESCOLA DO DISTRITO DE CACIMBAS, CARIRÉ-CE, ONDE DE FATO TIVEMOS CONTATO COM ESTE MÉTODO DE BUSCAR ABORDAR ASSUNTOS HISTÓRICOS PELO VIÉS DA HISTÓRIA LOCAL, A FIM DE TORNAR AULA MAIS LÚDICA E DINÂMICA. DESTA FORMA PERCEBEMOS QUE O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA LOCAL ATRAI DE FORMA PERCEPTÍVEL ATENÇÃO DOS ALUNOS, FAZENDO ASSIM COM QUE HAJA UM BOM RENDIMENTO DA AULA. SENDO ASSIM O PRESENTE ARTIGO VISA DEMONSTRAR COMO A HISTÓRIA LOCAL PODE SER UM MÉTODO A SER ADICIONADO NO CURRÍCULO ESCOLAR VOLTADO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.