A VIOLÊNCIA ESCOLAR É UM FENÔMENO SOCIAL QUE SE APRESENTA DE VÁRIAS FORMAS E, POR ESTE MOTIVO, SEU ENTENDIMENTO É COMPLEXO. PAUTA DE QUESTÕES GERAIS, A VIOLÊNCIA NO AMBIENTE EDUCACIONAL DESPERTOU A CURIOSIDADE DE PESQUISADORES INTERESSADOS EM EXPLORAR O TEMA. POR CONSEGUINTE, O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI INVESTIGAR OS TIPOS DE VIOLÊNCIA MANIFESTADAS NO ESPAÇO ESCOLAR, BEM COMO SUAS CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA ENFRENTAR OS CONFLITOS. PARA A CONCRETIZAÇÃO DO ESTUDO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA BUSCANDO ENFATIZAR COMO A VIOLÊNCIA PODE SER PERCEBIDA NO CONTEXTO ESCOLAR, DESTACANDO OS FATORES PROVÁVEIS QUE A DESENCADEIAM E AS CONSEQUÊNCIAS AOS ENVOLVIDOS EM SITUAÇÕES CONFLITUOSAS. ALÉM DISSO, OS AUTORES PESQUISADOS AINDA APONTAM AÇÕES VIÁVEIS QUE PODEM AUXILIAR NA MINIMIZAÇÃO DO PROBLEMA. O TRABALHO PERMITIU CONCLUIR QUE, PARA COMPREENDER OS TIPOS, FATORES E PRODUTOS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR, É NECESSÁRIO DESENVOLVER ATIVIDADES QUE LEVEM A UM CONSENSO ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS NO CONFLITO E É FUNDAMENTAL A PARTICIPAÇÃO E COMPROMETIMENTO DE TODOS QUE FAZEM PARTE DO PROCESSO EDUCACIONAL, DE MODO A PROMOVER UMA CULTURA DE PAZ E UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. ESPERA-SE QUE ESTA PESQUISA DESPERTE O INTERESSE DE OUTROS PESQUISADORES E POSSA AUXILIAR FUTURAS AVERIGUAÇÕES SOBRE O TEMA.