HOJE, AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE É FATOR IMPORTANTE PARA ALGUMAS TOMADAS DE DECISÕES E SE OBTER RESULTADOS SIGNIFICATIVOS PARA BUSCA DE UMA MELHOR COMPREENSÃO DO SABER. NESTE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO VISA NÃO APENAS, OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS, MAS, ALTERNATIVAS QUE CONTRIBUAM COM O TRABALHO DO PROFESSOR NA SALA DE AULA E O DESENVOLVIMENTOS DE RECURSOS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DO ALUNO. O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NO ATO DA APRENDIZAGEM DAS PERMUTAÇÕES E JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DA BUSCA DE UMA ESTRUTURA DE ENSINO QUE CONTRIBUA COM O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS FORAM DESENVOLVIDOS ATRAVÉS DAS CONSIDERAÇÕES DE EVES (2008), PAIVA (2013), QUEQUI (2011), ENTRE OUTROS, ONDE SEUS FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS ESTÃO EMBASADOS NAS CONCEPÇÕES DE MOREIRA (2003), OLIVEIRA (2008), ENTRE OUTROS. O ESTUDO POR SE ENCONTRAR EM DESENVOLVIMENTO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ATRAVÉS DE LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, MONOGRAFIAS E DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. NA DEFINIÇÃO DO ESTUDO FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O TRABALHO APRESENTOU RESULTADOS SATISFATÓRIOS, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS POSSIBILITOU, NÃO APENAS, A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ASSUNTO ABORDADO, MAS TAMBÉM, UM MELHOR ENTENDIMENTO SOBRE O ENSINO DAS PERMUTAÇÕES A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS.