A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É IMPORTANTE PARA FORMAÇÃO CURRICULAR DOS ESTUDANTES DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, SENDO RELEVANTE TRABALHAR SOBRE ESTA TEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR DENTRO DE UMA ESCOLA ALAGOANA COM INTUITO DE PROMOVER A INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS A RESPEITO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA AOS ESTUDANTES. ASSIM, ESTA PESQUISA FOI DE CARÁTER QUALITATIVA, POIS COM A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES, CORPO DOCENTE DA ESCOLA E DO PROGRAMA PIBID-BIOLOGIA, FOI CONSTRUÍDO UMA HORTA ESCOLAR NESTA ESCOLA, DE MODO QUE FORAM REALIZADOS TRABALHOS EM UM AMBIENTE PROPÍCIO, SENDO UTILIZADOS MATERIAIS PARA DEIXAR A TERRA ADEQUADA PARA O PLANTIO. COM ISSO, FORAM SOLICITADOS AOS ESTUDANTES GARRAFAS PETS PARA A CONFECÇÕES DE 4 CANTEIROS, NOS QUAIS SERIAM PLANTADAS SEMENTES HORTALIÇAS. DIANTE DISSO, COMO RESULTADOS OBTIDOS, FOI OBSERVADO UMA APRENDIZAGEM COM MAIS SIGNIFICADO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ALÉM DE REALIZAR PLANTAÇÕES DE HORTALIÇAS, DE MODO QUE ISSO CONTRIBUIU PARA FORMAÇÃO ACERCA DA CIDADANIA DESTES ESTUDANTES. ALÉM DO MAIS, COM A CRIAÇÃO DESTE PROJETO, FOI VERIFICADO INTERAÇÕES ENTRE BOLSISTAS, ESTUDANTES E CORPO DOCENTE DA ESCOLA, SENDO DETERMINANTE PARA A CONSTRUÇÃO DA HORTA. COM ISSO, A HORTA DENTRO DE UM AMBIENTE ESCOLAR É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AOS ESTUDANTES, PRINCIPALMENTE NA FORMAÇÃO CIDADÃ DE CADA UM. ALÉM DISSO, O PROGRAMA PIBID PERMITE AOS ESTUDANTES PROMOVER PRÁTICAS QUE CONTRIBUAM PARA SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO DOCENTE E PARA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS DE REDE PÚBLICA.