, Luispaulocruzborges. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/63017>. Acesso em: 02/11/2024 14:58
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO SER UM RELATO REFLEXIVO SOBRE O FAZER DOCENTE COTIDIANO A PARTIR DE UMA LEITURA RACIAL REALIZADO JUNTO ÀS CRIANÇAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CAP-UERJ). METODOLOGICAMENTE OPERAMOS A PARTIR DAS VOZES DOS ATORES SOCIAIS EM SALA DE AULA, ESTUDANTES E DOCENTES, QUE SÃO EVOCADAS, NUM PROCESSO DE CONSUBSTANCIAÇÃO, OU MESMO EMERGÊNCIA DOS SENTIDOS PRODUZIDOS NO COTIDIANO DA ESCOLA. UTILIZA-SE A PESQUISA-AÇÃO EM QUE PRODUZIMOS SENTIDOS À AÇÃO PEDAGÓGICA COTIDIANA. TRABALHAMOS A PARTIR DA IDEIA DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO PARA GERAR UM CONHECIMENTO NA E SOBRE A PRÁTICA. ALÉM DA OBSERVAÇÃO, TAMBÉM, EMPREGA-SE O DIÁRIO DE CAMPO COMO FORMA DE REGISTRO DAS ATIVIDADES, ESCRITA DE RELATÓRIOS E IMAGENS. TEORICAMENTE DIALOGAMOS COM ESTUDOS SOBRE RAÇA/COR, RACISMO E ANTIRRACISMO. PARTINDO AS REFLEXÕES DE ACHILE MBEMBE (2014), EM QUE É PRECISO COMPREENDER O RACISMO INSTITUCIONALIZADO PELO MUNDO MODERNO COMO UM GERADOR DE UMA FORMA ÚNICA DE IDENTIDADE. A ESCOLA PODE SER ENTENDIDA COMO UM LÓCUS DE SABER QUE CONTRIBUI PARA O ENFRETAMENTO, OU REINVENÇÃO DE SENTIDOS CULTURAIS POSTOS AO CONHECIMENTO ESCOLAR NA MODERNIDADE. CONHECIMENTOS SELECIONADOS QUE AO SEREM ENSINADOS PÕEM EM XEQUE O SILENCIAMENTO DE DIVERSAS FORMAS DE COMPREENSÃO DO MUNDO APAGADAS NO MODELO EUROCÊNTRICO DE PRODUÇÃO CURRICULAR. À GUISA DE CONCLUSÃO, REAFIRMAMOS A IDEIA DE QUE O CONHECIMENTO ESCOLAR PODE SER ALIADO A UM PROJETO LIBERTÁRIO E EMANCIPADOR (MIGNOLO, 2003). A ESCOLA PRECISA SER REPENSADA NUMA PERSPECTIVA A CONTRAPELO, OU SEJA, POR SUAS VOZES SILENCIADAS.