A PROPOSTA DO REFERIDO ARTIGO É APRESENTAR DE FORMA SUCINTA E SISTEMÁTICA COMO AS ESCOLAS RIBEIRINHAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA LOCALIZADO NA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ, TEM BUSCADO GARANTIR A INCLUSÃO E A PERMANÊNCIA ATRAVÉS DE POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE AOS ALUNOS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA. ESTA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO E EXPLORATÓRIA, TENDO COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. PERCEBEU-SE O ENFRENTAMENTO DE DIVERSAS BARREIRAS NO COTIDIANO DOS ALUNOS E PROFESSORES INSERIDOS NO SISTEMA MODULAR. NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS, NOTOU-SE QUE AS ESCOLAS NÃO FAZEM USO DE METODOLOGIAS OU RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DIRECIONADOS ÀS EXIGÊNCIAS APRESENTADAS POR ALUNOS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA. NESSE CONTEXTO, AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE ESCOLAR MOSTRAM-SE POUCO APLICADAS OU QUASE NULA, PORTANTO, NADA EFICAZ E, CONSEQUENTEMENTE, COM ESCASSAS CONDIÇÕES DE REALIZAR-SE UM ENSINO INCLUSIVO DE BOA QUALIDADE, NEGANDO, COM ISSO, A ESSES ALUNOS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, O DIREITO À UMA APRENDIZAGEM LIBERTADORA, JUSTA, ADEQUADA E EFICIENTE.