UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62791 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5736 "inscrito_id" => 8020 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO" "resumo" => "A GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO TRATA-SE DE UM CONTEÚDO MATEMÁTICO, ESTUDADO NO SEGUNDO OU NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, QUE ENVOLVE A INVESTIGAÇÃO DAS POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE PONTOS, RETAS E PLANOS, E TAMBÉM A VISUALIZAÇÃO DE PROJEÇÕES E O CÁLCULO DE DISTÂNCIAS NO ESPAÇO. SUA APRENDIZAGEM PERMITE O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO ESPACIAL, DAS CAPACIDADES DE ARGUMENTAÇÃO E DE INTERPRETAÇÃO, ENTRETANTO, VERIFICAMOS QUE A ABORDAGEM DESTE CONTEÚDO NEM SEMPRE OCORRE DE MANEIRA SATISFATÓRIA EM SALA DE AULA. ALÉM DISSO, HÁ UMA ESCASSEZ DE ESTUDOS QUE ABORDEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DESSA TEMÁTICA. TENDO EM VISTA ESSA PROBLEMÁTICA, REALIZAMOS ESTE TRABALHO COM O OBJETIVO DE PESQUISAR SOBRE OS PROBLEMAS, AS VANTAGENS E AS FORMAS PELAS QUAIS A GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO PODE SER TRABALHADA EM SALA DE AULA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO DA LITERATURA, CONSULTANDO O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, A BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES E O CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES. FORAM ENCONTRADOS TREZE TRABALHOS, DOS QUAIS OITO FORAM REMOVIDOS POR NÃO ABORDAREM O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO FOCO DE NOSSA PESQUISA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTARAM PARA ALGUNS PROBLEMAS, VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO, QUE REVELAM A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DE SE ESTUDAR ESSE CONTEÚDO NO ENSINO MÉDIO, ALÉM DA EMERGÊNCIA DE MAIS PESQUISAS ACADÊMICAS QUE INVESTIGUEM NOVAS FORMAS DE ABORDÁ-LO EM DIFERENTES CENÁRIOS EDUCACIONAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID8020_03102019212404.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS HENRIQUE VIANA" "autor_nome_curto" => "LUCAS VIANA" "autor_email" => "lucas_henriqk@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62791 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5736 "inscrito_id" => 8020 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO" "resumo" => "A GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO TRATA-SE DE UM CONTEÚDO MATEMÁTICO, ESTUDADO NO SEGUNDO OU NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, QUE ENVOLVE A INVESTIGAÇÃO DAS POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE PONTOS, RETAS E PLANOS, E TAMBÉM A VISUALIZAÇÃO DE PROJEÇÕES E O CÁLCULO DE DISTÂNCIAS NO ESPAÇO. SUA APRENDIZAGEM PERMITE O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO ESPACIAL, DAS CAPACIDADES DE ARGUMENTAÇÃO E DE INTERPRETAÇÃO, ENTRETANTO, VERIFICAMOS QUE A ABORDAGEM DESTE CONTEÚDO NEM SEMPRE OCORRE DE MANEIRA SATISFATÓRIA EM SALA DE AULA. ALÉM DISSO, HÁ UMA ESCASSEZ DE ESTUDOS QUE ABORDEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DESSA TEMÁTICA. TENDO EM VISTA ESSA PROBLEMÁTICA, REALIZAMOS ESTE TRABALHO COM O OBJETIVO DE PESQUISAR SOBRE OS PROBLEMAS, AS VANTAGENS E AS FORMAS PELAS QUAIS A GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO PODE SER TRABALHADA EM SALA DE AULA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO DA LITERATURA, CONSULTANDO O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, A BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES E O CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES. FORAM ENCONTRADOS TREZE TRABALHOS, DOS QUAIS OITO FORAM REMOVIDOS POR NÃO ABORDAREM O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO FOCO DE NOSSA PESQUISA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTARAM PARA ALGUNS PROBLEMAS, VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO, QUE REVELAM A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DE SE ESTUDAR ESSE CONTEÚDO NO ENSINO MÉDIO, ALÉM DA EMERGÊNCIA DE MAIS PESQUISAS ACADÊMICAS QUE INVESTIGUEM NOVAS FORMAS DE ABORDÁ-LO EM DIFERENTES CENÁRIOS EDUCACIONAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID8020_03102019212404.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS HENRIQUE VIANA" "autor_nome_curto" => "LUCAS VIANA" "autor_email" => "lucas_henriqk@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }