A GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO TRATA-SE DE UM CONTEÚDO MATEMÁTICO, ESTUDADO NO SEGUNDO OU NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, QUE ENVOLVE A INVESTIGAÇÃO DAS POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE PONTOS, RETAS E PLANOS, E TAMBÉM A VISUALIZAÇÃO DE PROJEÇÕES E O CÁLCULO DE DISTÂNCIAS NO ESPAÇO. SUA APRENDIZAGEM PERMITE O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO ESPACIAL, DAS CAPACIDADES DE ARGUMENTAÇÃO E DE INTERPRETAÇÃO, ENTRETANTO, VERIFICAMOS QUE A ABORDAGEM DESTE CONTEÚDO NEM SEMPRE OCORRE DE MANEIRA SATISFATÓRIA EM SALA DE AULA. ALÉM DISSO, HÁ UMA ESCASSEZ DE ESTUDOS QUE ABORDEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DESSA TEMÁTICA. TENDO EM VISTA ESSA PROBLEMÁTICA, REALIZAMOS ESTE TRABALHO COM O OBJETIVO DE PESQUISAR SOBRE OS PROBLEMAS, AS VANTAGENS E AS FORMAS PELAS QUAIS A GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO PODE SER TRABALHADA EM SALA DE AULA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO DA LITERATURA, CONSULTANDO O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, A BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES E O CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES. FORAM ENCONTRADOS TREZE TRABALHOS, DOS QUAIS OITO FORAM REMOVIDOS POR NÃO ABORDAREM O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO FOCO DE NOSSA PESQUISA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTARAM PARA ALGUNS PROBLEMAS, VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO, QUE REVELAM A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DE SE ESTUDAR ESSE CONTEÚDO NO ENSINO MÉDIO, ALÉM DA EMERGÊNCIA DE MAIS PESQUISAS ACADÊMICAS QUE INVESTIGUEM NOVAS FORMAS DE ABORDÁ-LO EM DIFERENTES CENÁRIOS EDUCACIONAIS.