ESTA PESQUISA TEM COMO TEMÁTICA “AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA EXTERNA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE E NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM”. ESSA ESCOLHA EMERGE DO INTERESSE EM DISCUTIR A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA APONTANDO SUA RELEVÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PROBLEMÁTICA ASSIM SE APRESENTA: QUAIS AS IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NA PRÁTICA DOCENTE E NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM? ESTABELECEU-SE O SEGUINTE OBJETIVO GERAL: INVESTIGAR AS IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NA PRÁTICA DOCENTE E NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CARACTERIZAR AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA, APONTANDO SUAS INTERVENÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM; ESPECIFICAR AS IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA PRÁTICA DOCENTE E ANALISAR OS IMPACTOS DOS CRITÉRIOS E RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA PRÁTICA DOCENTE E NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. TRATANDO DA METODOLOGIA, O ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO DESCRITIVO. SOBRE OS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS, UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO. O MÉTODO DE ABORDAGEM FOI O DEDUTIVO E O MÉTODO DE PROCEDIMENTO FOI O MONOGRÁFICO. A AMOSTRA OCORREU COM TRÊS PROFESSORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA TERESINENSE. A COLETA DE DADOS FOI ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO. A ANÁLISE E A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS FORAM QUALITATIVAS. O ESTUDO DISCUTE OS PROCESSOS AVALIATIVOS EM LARGA ESCALA, ENFATIZANDO SUAS INTERVENÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, APONTANDO AS IMPLICAÇÕES DESSAS AVALIAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE E CONSIDERANDO OS IMPACTOS DE SEUS CRITÉRIOS E RESULTADOS.