PRODUÇÃO DE CARTILHAS SOBRE ALGAS COMO MÉTODO ALTERNATIVO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BOTÂNICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62196 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2872 "inscrito_id" => 7291 "titulo" => "PRODUÇÃO DE CARTILHAS SOBRE ALGAS COMO MÉTODO ALTERNATIVO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BOTÂNICA" "resumo" => "A AVALIAÇÃO TEM UM IMPORTANTE PAPEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. É POR MEIO DA AVALIAÇÃO QUE O PROFESSOR PODE DIAGNOSTICAR OS SEUS MÉTODOS DE ENSINO E AS CARÊNCIAS E ERROS DOS ALUNOS. DIFERENTES FERRAMENTAS E MÉTODOS AVALIATIVOS SURGEM PARA AUXILIAR O PROFESSOR EM SUAS AVALIAÇÕES, DENTRE ELES O USO DA PRODUÇÃO DE CARTILHAS INFORMATIVAS. AS CARTILHAS SERVEM COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA FACILITADORA DO ENSINO, PODENDO CONTEXTUALIZAR DIVERSOS ASSUNTOS, ESPECIALMENTE OS RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO UTILIZAR A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE ALGAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E LUDICIDADE DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE CRIPTÓGAMAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E AVALIAR O ENSINO POR INTERMÉDIO DA FERRAMENTA. ANTES DA PRODUÇÃO DA CARTILHA SER REALIZADA, OS ALUNOS TIVERAM UMA AULA DE CAMPO PARA OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE ALGAS NA PRAIA DO PACHECO – CE. AS ALGAS OBSERVADAS FORAM FOTOGRAFADAS PARA COMPOR O MATERIAL, JUNTAMENTE COM INFORMAÇÕES ACERCA DE CADA ORGANISMO. OS RESULTADOS FORAM COLETADOS COM O USO DE QUESTIONÁRIOS QUALI-QUANTITATIVOS APLICADOS APÓS A PRODUÇÃO DO MATERIAL. A SONDAGEM DOS RESULTADOS FOI FEITA COM O USO DO SOFTWARE DIGITAL EXCEL. 68,8% DOS ALUNOS DEMONSTRARAM TER INTERESSE SOBRE CONTEÚDO A SER ABORDADO NAS CARTILHAS, A MAIORIA DAS RESPOSTAS ESTANDO RELACIONADA À QUESTÃO DO ENTENDIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DAS ALGAS. 93,8% DOS ALUNOS CLASSIFICARAM A ELABORAÇÃO DAS CARTILHAS COMO ALGO BENÉFICO NO ENSINO. ENTRETANTO, DIFICULDADES FORAM EXPOSTAS PELOS ALUNOS, COMO A PRODUÇÃO TER SIDO TRABALHOSA E CANSATIVA (81,3%), MAS AO MESMO TEMPO SENDO UM MATERIAL DE USO DIDÁTICO (75%), EDUCATIVO (68,8%) E ÚTIL (56,3%). 62,5% DOS LICENCIANDOS AFIRMARAM QUE TALVEZ UTILIZARIAM E 50% DESTES APONTOU COMO JUSTIFICATIVA A PRODUÇÃO DAS CARTILHAS COMO ALGO DIFÍCIL POR SER TRABALHOSO, TER MUITOS DETALHES. COM ISSO, APESAR DE DIFICULDADES NA ELABORAÇÃO, A FERRAMENTA SE MOSTROU UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA SE UTILIZAR NO ENSINO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, MÉTODOS, CARTILHA, ALGAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7291_02092019143915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS DE SOUSA FREITAS" "autor_nome_curto" => "MATEUS SOUSA" "autor_email" => "mateussousa90@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62196 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2872 "inscrito_id" => 7291 "titulo" => "PRODUÇÃO DE CARTILHAS SOBRE ALGAS COMO MÉTODO ALTERNATIVO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BOTÂNICA" "resumo" => "A AVALIAÇÃO TEM UM IMPORTANTE PAPEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. É POR MEIO DA AVALIAÇÃO QUE O PROFESSOR PODE DIAGNOSTICAR OS SEUS MÉTODOS DE ENSINO E AS CARÊNCIAS E ERROS DOS ALUNOS. DIFERENTES FERRAMENTAS E MÉTODOS AVALIATIVOS SURGEM PARA AUXILIAR O PROFESSOR EM SUAS AVALIAÇÕES, DENTRE ELES O USO DA PRODUÇÃO DE CARTILHAS INFORMATIVAS. AS CARTILHAS SERVEM COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA FACILITADORA DO ENSINO, PODENDO CONTEXTUALIZAR DIVERSOS ASSUNTOS, ESPECIALMENTE OS RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO UTILIZAR A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE ALGAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E LUDICIDADE DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE CRIPTÓGAMAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E AVALIAR O ENSINO POR INTERMÉDIO DA FERRAMENTA. ANTES DA PRODUÇÃO DA CARTILHA SER REALIZADA, OS ALUNOS TIVERAM UMA AULA DE CAMPO PARA OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE ALGAS NA PRAIA DO PACHECO – CE. AS ALGAS OBSERVADAS FORAM FOTOGRAFADAS PARA COMPOR O MATERIAL, JUNTAMENTE COM INFORMAÇÕES ACERCA DE CADA ORGANISMO. OS RESULTADOS FORAM COLETADOS COM O USO DE QUESTIONÁRIOS QUALI-QUANTITATIVOS APLICADOS APÓS A PRODUÇÃO DO MATERIAL. A SONDAGEM DOS RESULTADOS FOI FEITA COM O USO DO SOFTWARE DIGITAL EXCEL. 68,8% DOS ALUNOS DEMONSTRARAM TER INTERESSE SOBRE CONTEÚDO A SER ABORDADO NAS CARTILHAS, A MAIORIA DAS RESPOSTAS ESTANDO RELACIONADA À QUESTÃO DO ENTENDIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DAS ALGAS. 93,8% DOS ALUNOS CLASSIFICARAM A ELABORAÇÃO DAS CARTILHAS COMO ALGO BENÉFICO NO ENSINO. ENTRETANTO, DIFICULDADES FORAM EXPOSTAS PELOS ALUNOS, COMO A PRODUÇÃO TER SIDO TRABALHOSA E CANSATIVA (81,3%), MAS AO MESMO TEMPO SENDO UM MATERIAL DE USO DIDÁTICO (75%), EDUCATIVO (68,8%) E ÚTIL (56,3%). 62,5% DOS LICENCIANDOS AFIRMARAM QUE TALVEZ UTILIZARIAM E 50% DESTES APONTOU COMO JUSTIFICATIVA A PRODUÇÃO DAS CARTILHAS COMO ALGO DIFÍCIL POR SER TRABALHOSO, TER MUITOS DETALHES. COM ISSO, APESAR DE DIFICULDADES NA ELABORAÇÃO, A FERRAMENTA SE MOSTROU UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA SE UTILIZAR NO ENSINO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, MÉTODOS, CARTILHA, ALGAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7291_02092019143915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS DE SOUSA FREITAS" "autor_nome_curto" => "MATEUS SOUSA" "autor_email" => "mateussousa90@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }