A EDUCAÇÃO FÍSICA VEM OCUPANDO UM GRANDE ESPAÇO DENTRO DO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL, ISSO É POSSÍVEL SER COMPROVADO QUANDO SE ANALISA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UMA IMPORTANTE IDENTIDADE CULTURAL DA ESCOLA, UMA CARACTERÍSTICA E PRODUTO DO ÂMBITO ESCOLAR. E NESTA VERTENTE EM QUE A ESCOLA DEVERIA PROJETAR SUAS AÇÕES PARA O CONJUNTO DA SOCIEDADE, CONSTRUINDO UMA REFERÊNCIA IMPORTANTE PARA A DEFINIÇÃO DE IDENTIDADES PESSOAIS E COLETIVAS, PÚBLICAS E PRIVADAS, POLÍTICAS E PROFISSIONAIS, ENTRE OUTRAS. A EDUCAÇÃO FÍSICA QUANDO FOI INSERIDA NA ESCOLA TEVE SUA ORIGEM BASEADA NO REFERENCIAL MÉDICO, TENDO COMO OBJETIVO A EDUCAÇÃO DO CORPO PARA A BUSCA DA SAÚDE, POSSIBILITANDO UM CORPO FORTE E HIGIÊNICO. LOGO DEPOIS A EDUCAÇÃO FÍSICA SOFRE UMA GRANDE INFLUÊNCIA MILITAR, COM O INTUITO DE PREPARAR OS CORPOS SAUDÁVEIS PARA POSSÍVEIS ENFRENTAMENTOS MILITARES, REPASSANDO PARA AS PESSOAS UM IDEAL DE NACIONALISMO E PATRIOTISMO. A PRESENTE PESQUISA, É DE CARACTERÍSTICA BIBLIOGRÁFICA E DE CUNHO QUALITATIVO, SE DEU ATRAVÉS DE CONSULTAS A PUBLICAÇÕES REFERENTES AO TEMA ABORDADO, UTILIZANDO COMO FONTES PRINCIPAIS, ARTIGOS, LIVROS E REVISTAS, BEM COMO ACESSO A SITES. ASSIM, PRETENDE-SE ANALISAR COMO A EDUCAÇÃO FÍSICA E AS SUAS MANIFESTAÇÕES ESTÃO PRESENTES DENTRO DO UNIVERSO ESCOLAR.