O POEMA COMO UM DISCURSO LITERÁRIO ABORDA DIFERENTES EXPRESSÕES LINGUÍSTICAS, E É PRECISO LEVAR EM CONTA TODA ESSA EXTERIORIDADE LINGUÍSTICA QUE RESULTA EM DIFERENTES EFEITOS DE SENTIDOS COM OUTRAS ESFERAS DISCURSIVAS. TENDO EM VISTA O PERÍODO DITATORIAL BRASILEIRO NO QUAL O POETA ROBSON RENATO SE INSPIROU PARA ESCREVER O POEMA “GALOPE”, VEMOS MARCAS DE INTERDISCURSIVIDADE, HAJA VISTA QUE O INTERDISCURSO É CARACTERIZADO PELA PRESENÇA DE DIFERENTES DISCURSOS JÁ ORIGINADOS PRESENTES NUM DISCURSO ATUAL. O TEXTO LITERÁRIO, SENDO TAMBÉM UMA MANIFESTAÇÃO DA LINGUAGEM, DEMONSTRA TRAÇOS QUE EVIDENCIAM A PRESENÇA DA INTERDISCURSIVIDADE E DA MEMÓRIA DISCURSIVA EM SEU PROCESSO SEMÂNTICO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR, DISCURSIVAMENTE, O POEMA “GALOPE” DE ROBSON RENATO, DE FORMA A ESTABELECER UMA RELAÇÃO COM O INTERDISCURSO E A MEMÓRIA DISCURSIVA A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DA ANÁLISE DO DISCURSO DE ORIENTAÇÃO FRANCESA, TENDO COMO APORTE TEÓRICO OS ESTUDOS DE MAINGUENEAU (2000),(2008), (2016) E DE PESQUISADORES QUE SE FILIAM PARA ESTA CORRENTE DE ESTUDO, SEDO ALMEIDA (2017), FERNANDES (2007), E MAZZOLA (2009).