NO DECORRER DOS ANOS, A BUSCA POR METODOLOGIAS ALTERNATIVAS QUE ESTIMULEM O INTERESSE DO ALUNO ACERCA DA TEMÁTICA ABORDADA PELO PROFESSOR, TORNA-SE UMA NECESSIDADE. UMA DAS METODOLOGIAS ADOTADAS PELOS DOCENTES É O JOGO DE DIDÁTICO, QUE É UMA ATIVIDADE LÚDICA QUE VEM SIDO USADA EM DIVERSAS DISCIPLINAS DEVIDO À SUA ACEITAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES, POIS, SÃO DINÂMICOS E ATRATIVOS. OS JOGOS SÃO MEIOS AUXILIARES QUE DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS E PROPORCIONAM AOS ESTUDANTES UMA FORMA DE REVER O CONTEÚDO ESTUDADO, POSSIBILITANDO TAMBÉM MAIOR APROFUNDAMENTO E FIXAÇÃO DA TEMÁTICA. O PRESENTE TRABALHO SURGE DA NECESSIDADE DE INSERIR NOVAS FERRAMENTAS METODOLÓGICAS, ADEQUADAS À REALIDADE DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL, COLABORANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. É REALIZADO A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO MÉTODO PARA COMPLEMENTAÇÃO DO CONTEÚDO DE BIOMAS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. NA QUAL FOI ANALISADA A VIABILIDADE E CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O JOGO, INTITULADO DE BIOMANDO É CONSTITUÍDO POR UM TABULEIRO, DADO E POR CARTAS COM PERGUNTAS SOBRE A TEMÁTICA. A ATIVIDADE FOI APLICADA EM 5 TURMAS DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO 128 ALUNOS, TODOS DO COLÉGIO ESTADUAL REGINA PACIS (CERP), SITUADO NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS/CE. COMO FORMA DE AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO DE SEIS QUESTÕES COM ALUNOS PARTICIPANTES. ATRAVÉS DAS RESPOSTAS OBTIDAS FOI POSSÍVEL PERCEBER A IMPORTÂNCIA E COLABORAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS E TAMBÉM CONSTATAR A EFICIÊNCIA DO BIOMANDO COMO FORMA DE REVISÃO E AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO.