ESTE ESTUDO OBJETIVOU INVESTIGAR OS GÊNEROS LITERÁRIOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TURMAS DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE PARINTINS, AM, CUJO SUJEITO FOI UMA PROFESSORA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA EM DOIS SEMESTRES LETIVOS, 2018/2 E 2019/1POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS. OS DADOS REVELAM QUE A PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA PROFESSORA ESTÁ ASSENTADA SOMENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, CONSIDERANDO A FACETA LINGUÍSTICA, LER E ESCREVER. EMBORA SE UTILIZE GÊNEROS DA LITERATURA INFANTIL NAS PRÁTICAS DE LEITURAS PARA AS CRIANÇAS, NÃO LHE É ATRIBUÍDO SENTIDO PEDAGÓGICO. É FUNDAMENTAL QUE A LITERATURA INFANTIL SE FAÇA VISÍVEL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E NA VIDA DOS ALUNOS, POIS SOMENTE POR MEIO DELA É POSSÍVEL QUE A CRIANÇA RECONHEÇA-SE COMO HUMANA, SEJA CAPAZ DE COMPREENDER O MUNDO E TAMBÉM ADQUIRA AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.