PARTINDO DA IDEIA DE QUE A LEITURA É UM IMPORTANTE E EFICIENTE INSTRUMENTO PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PROPICIAR UM MAIOR APROFUNDAMENTO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS LEITORAS E NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS, TENDO COMO BASE O CONTEXTO HISTÓRICO ENVOLVIDO NA ASCENSÃO DA LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR E AS ESTRATÉGIAS QUE PODEM SER UTILIZADAS PARA AUXILIAR A LEITURA E A LITERATURA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, PARA QUE POR MEIO DISSO OS ESTUDANTES POSSAM SE TORNAR CIDADÃOS MAIS CRÍTICOS E PROPOSITIVOS. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSE TRABALHO FOI FEITA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO QUALITATIVO EMBASADA NOS AUTORES: BIZZOTTO; AROEIRA; PORTO (2010), BOCCATO (2006), BRASIL (2017), BRASIL (1997), FAILLA (2016) E ZILBERMAN (2008), PARA QUE FOSSE POSSÍVEL FUNDAMENTAR E ARGUMENTAR DE MANEIRA CONSISTENTE ACERCA DO TEMA.