TRATA-SE DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA REALIZADO POR MEIO DE ESTUDO DE CASO. O OBJETIVO DO ESTUDO É APRESENTAR AS AÇÕES DE UMA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) PARA APOIAR A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) ESTUDADA, ESTÁ LOCALIZADA NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. OFERTA CURSOS DE GRADUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO E PROGRAMAS DE MESTRADO E DOUTORADO E CONTA COM DOIS CAMPI. A CPA TEM COMO FUNÇÕES REALIZAR PROCESSOS DE AUTOAVALIAÇÃO E COLETAR DADOS, ANALISÁ-LOS, SUMARIZÁ-LOS EM TABELAS, QUADROS E/OU GRÁFICOS E APRESENTAR/DIVULGAR OS RESULTADOS PARA OS ENVOLVIDOS EM CADA PROCESSO AVALIATIVO; UTILIZA SISTEMA DE INFORMAÇÃO PROPRIETÁRIO E MÉTODOS DE COLETA DE DADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS INDIVIDUAIS E GRUPO FOCAL, BEM COMO METODOLOGIAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS PARA ANÁLISE DOS DADOS. AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA CPA QUE RESULTAM EM DIAGNÓSTICOS E APOIAM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL, NO ÂMBITO ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO SÃO: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, AVALIAÇÃO DOCENTE, AVALIAÇÃO DE CURSO E ANÁLISE DOS RESULTADOS DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE). A CPA EXERCE O PAPEL DE ÓRGÃO COLOCUTOR COM TODAS AS INSTÂNCIAS INSTITUCIONAIS, PRINCIPALMENTE, PRÓ-REITORIAS, REITORIA E CONSELHO UNIVERSITÁRIO. EVIDENCIA-SE QUE OS RESULTADOS DAS AÇÕES DAS CPA SÃO UTILIZADOS PARA A ELABORAÇÃO E/OU ADEQUAÇÃO DE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS ADMINISTRATIVAS E ACADÊMICAS E APOIAM AS DECISÕES ESTRATÉGICAS PARA MAXIMIZAR A QUALIDADE DA INSTITUIÇÃO E DE SEUS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.