CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO E PREOCUPADO COM O FUTURO, O PRESENTE ARTIGO FOI DESENVOLVIDO COM A INTENÇÃO DE ANALISAR A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC E O PARÂMETRO CURRICULAR NACIONAL – PCN, IDENTIFICANDO O QUE ESTES DEFINEM PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS. DE MODO GERAL, O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE ARTIGO É COMPREENDER DE QUE FORMA AS CIÊNCIAS NATURAIS PODEM SER TRABALHADAS TENDO COMO REFERENCIAIS A BNCC E O PCN DE MODO QUE ESTES VENHAM AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO SERÁ ABORDADO O GRANDE VALOR QUE ESTES DOCUMENTOS POSSUEM, E O QUANTO PODEM SER UTEIS PARA DESENVOLVER AULAS MAIS DINÂMICAS QUE DESPERTEM NAS CRIANÇAS A CURIOSIDADE E O GOSTO PELAS CIÊNCIAS. TAIS REFLEXÕES SÃO ORIUNDAS DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS E PARA A EXECUÇÃO DESSE TRABALHO FOI EMPREGADA PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS QUALITATIVAS, EMBASADAS NOS AUTORES: BORGES (2012), BRASIL (1997), BRASIL (2017), COLAÇO; GIEHL E ZARA (2017), FONSECA (2002), GIL (2002) E SOUZA (2017), QUE APONTAM, PRINCIPALMENTE, PARA A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO, ALÉM DOS RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA EM UMA SALA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SOBRE A DENGUE.