Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA BNCC E DO PCN NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Palavra-chaves: ANOS INICIAIS, BNCC, CIÊNCIAS, PCN Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58192
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2198
    "inscrito_id" => 654
    "titulo" => """
      A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA\r\n
      ANÁLISE DA BNCC E DO PCN NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA\r\n
      NATUREZA
      """
    "resumo" => "CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO E PREOCUPADO COM O FUTURO, O PRESENTE ARTIGO FOI DESENVOLVIDO COM A INTENÇÃO DE ANALISAR A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC E O PARÂMETRO CURRICULAR NACIONAL – PCN, IDENTIFICANDO O QUE ESTES DEFINEM PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS. DE MODO GERAL, O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE ARTIGO É COMPREENDER DE QUE FORMA AS CIÊNCIAS NATURAIS PODEM SER TRABALHADAS TENDO COMO REFERENCIAIS A BNCC E O PCN DE MODO QUE ESTES VENHAM AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO SERÁ ABORDADO O GRANDE VALOR QUE ESTES DOCUMENTOS POSSUEM, E O QUANTO PODEM SER UTEIS PARA DESENVOLVER AULAS MAIS DINÂMICAS QUE DESPERTEM NAS CRIANÇAS A CURIOSIDADE E O GOSTO PELAS CIÊNCIAS. TAIS REFLEXÕES SÃO ORIUNDAS DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS E PARA A EXECUÇÃO DESSE TRABALHO FOI EMPREGADA PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS QUALITATIVAS, EMBASADAS NOS AUTORES: BORGES (2012), BRASIL (1997), BRASIL (2017), COLAÇO; GIEHL E ZARA (2017), FONSECA (2002), GIL (2002) E SOUZA (2017), QUE APONTAM, PRINCIPALMENTE, PARA A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO, ALÉM DOS RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA EM UMA SALA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SOBRE A DENGUE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ANOS INICIAIS, BNCC, CIÊNCIAS, PCN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID654_15082019203830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDVÂNIA SOARES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDVÂNIA SOARES"
    "autor_email" => "vaniaedy.ssilva92@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS-UNEAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58192
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2198
    "inscrito_id" => 654
    "titulo" => """
      A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA\r\n
      ANÁLISE DA BNCC E DO PCN NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA\r\n
      NATUREZA
      """
    "resumo" => "CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO E PREOCUPADO COM O FUTURO, O PRESENTE ARTIGO FOI DESENVOLVIDO COM A INTENÇÃO DE ANALISAR A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC E O PARÂMETRO CURRICULAR NACIONAL – PCN, IDENTIFICANDO O QUE ESTES DEFINEM PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS. DE MODO GERAL, O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE ARTIGO É COMPREENDER DE QUE FORMA AS CIÊNCIAS NATURAIS PODEM SER TRABALHADAS TENDO COMO REFERENCIAIS A BNCC E O PCN DE MODO QUE ESTES VENHAM AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO SERÁ ABORDADO O GRANDE VALOR QUE ESTES DOCUMENTOS POSSUEM, E O QUANTO PODEM SER UTEIS PARA DESENVOLVER AULAS MAIS DINÂMICAS QUE DESPERTEM NAS CRIANÇAS A CURIOSIDADE E O GOSTO PELAS CIÊNCIAS. TAIS REFLEXÕES SÃO ORIUNDAS DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS E PARA A EXECUÇÃO DESSE TRABALHO FOI EMPREGADA PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS QUALITATIVAS, EMBASADAS NOS AUTORES: BORGES (2012), BRASIL (1997), BRASIL (2017), COLAÇO; GIEHL E ZARA (2017), FONSECA (2002), GIL (2002) E SOUZA (2017), QUE APONTAM, PRINCIPALMENTE, PARA A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO, ALÉM DOS RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA EM UMA SALA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SOBRE A DENGUE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ANOS INICIAIS, BNCC, CIÊNCIAS, PCN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID654_15082019203830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDVÂNIA SOARES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDVÂNIA SOARES"
    "autor_email" => "vaniaedy.ssilva92@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS-UNEAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO E PREOCUPADO COM O FUTURO, O PRESENTE ARTIGO FOI DESENVOLVIDO COM A INTENÇÃO DE ANALISAR A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC E O PARÂMETRO CURRICULAR NACIONAL – PCN, IDENTIFICANDO O QUE ESTES DEFINEM PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS. DE MODO GERAL, O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE ARTIGO É COMPREENDER DE QUE FORMA AS CIÊNCIAS NATURAIS PODEM SER TRABALHADAS TENDO COMO REFERENCIAIS A BNCC E O PCN DE MODO QUE ESTES VENHAM AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO SERÁ ABORDADO O GRANDE VALOR QUE ESTES DOCUMENTOS POSSUEM, E O QUANTO PODEM SER UTEIS PARA DESENVOLVER AULAS MAIS DINÂMICAS QUE DESPERTEM NAS CRIANÇAS A CURIOSIDADE E O GOSTO PELAS CIÊNCIAS. TAIS REFLEXÕES SÃO ORIUNDAS DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS E PARA A EXECUÇÃO DESSE TRABALHO FOI EMPREGADA PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS QUALITATIVAS, EMBASADAS NOS AUTORES: BORGES (2012), BRASIL (1997), BRASIL (2017), COLAÇO; GIEHL E ZARA (2017), FONSECA (2002), GIL (2002) E SOUZA (2017), QUE APONTAM, PRINCIPALMENTE, PARA A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO, ALÉM DOS RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA EM UMA SALA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SOBRE A DENGUE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Laura Emanuelly Rodrigues Nogueira

    Muito bem explicado e sintetizado! Me ajudou muito na elaboração do meu TCC ao explicar esse tema também!

    11/06/2021 18:27:17

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.