O PRESENTE ARTIGO APRESENTA CONCEITOS DE LETRAMENTO LITERÁRIO E A EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LETRAMENTO COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR SE AS CONSTRUÇÕES DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ALUNOS DO 7º ANO OS QUAIS DEMONSTRAM QUE ELES CONHECEM E VALORIZAM OS SABERES CULTURAIS QUILOMBOLAS. ESTE ESTUDO SE DESENVOLVEU A PARTIR DAS SEGUINTES TEORIAS: LETRAMENTO LITERÁRIO, ELEMENTOS DA NARRATIVA ORAL, E PRÁTICA DE LETRAMENTO. O LETRAMENTO LITERÁRIO REQUER DA ESCOLA UM TRATAMENTO DIFERENCIADO QUE ENFATIZE A EXPERIÊNCIA DA LEITURA E UMA DAS FORMAS DE PROPORCIONÁ-LA PODE SER EFETIVADA POR MEIO DE ATIVIDADES E OFICINAS DE NARRATIVAS ORAIS, UMA VEZ QUE OS ELEMENTOS DA NARRATIVA SÃO ESSÊNCIAS NUMA NARRAÇÃO, QUE POR SUA VEZ, É UM RELATO DOS ACONTECIMENTOS E AÇÕES VIVIDOS POR PERSONAGENS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUALITATIVA E O RESGATE DA IDENTIDADE CULTURAL DO POVO FOI REALIZADO ATRAVÉS DO REGISTRO DE MEMÓRIA ORAL. O LETRAMENTO FOI DISCUTIDO COM BASE NAS TEORIAS DE COSSON (2014) E KLEIMAN (1995) E AS NARRATIVAS ORAIS FORAM FUNDAMENTADAS TEORICAMENTE POR MONTENEGRO (2007).