DURANTE TODAS AS FASES DE FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO ESTE DEPARASSE COM CIRCUNSTÂNCIAS QUE PODEM DESMOTIVÁ-LO. ESTE PROCESSO DE ABANDONO PODE TER INÚMERAS CAUSAS, ENTRE ELAS O DESCONHECIMENTO DO CAMINHO A SER SEGUIDO. QUANDO SE TRATA DO ENSINO SUPERIOR, ESTE PROCESSO É AINDA MAIS DELICADO COMO RETRATA, UMA QUE A INFLUÊNCIA DE FATORES NA EVASÃO ESCOLAR, P. DIANTE DISSO, A PESQUISA OBJETIVOU INVESTIGAR OS MOTIVOS PELOS QUAIS OCORRE A EVASÃO ACADÊMICA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PERTENCENTE A UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA. A METODOLOGIA ESCOLHIDA PARA ESSE TRABALHO FOI O MÉTODO DE AMOSTRAGEM. OS DADOS FORAM COLETADOS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A QUANTIDADE DE ACADÊMICOS MATRICULADOS NO SEMESTRE 2019.1 NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, MODALIDADE LICENCIATURA, SEGUNDO A DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (DEG) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA). A AMOSTRAGEM UTILIZOU UM PERCENTUAL MÍNIMO (20%). PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA FOI APLICADO QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADO CONTENDO 08 (OITO) QUESTÕES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS. OS RESULTADOS FORAM TABULADOS, ANALISADOS E AGRUPADOS EM FORMA DE PORCENTAGEM PARA CADA QUESTÃO. PARTICIPARAM DESTA PESQUISA UM TOTAL DE 38 (TRINTA E OITO) ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, DESTE 71,05% SÃO DO SEXO FEMININO. VISTO QUE NOS RESULTADOS ANALISADOS OS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICA DA UVA, MODALIDADE LICENCIATURA, NÃO POSSUEM UMA VISÃO FORMADA SOBRE A ÁREA DE ATUAÇÃO QUE ESTÃO INSERIDOS. CONSEGUIMOS OBSERVAR QUE HÁ UMA GRANDE EVASÃO DE ACADÊMICOS POR NÃO SABEREM DO REAL CAMPO DE ATUAÇÃO DO BIÓLOGO LICENCIADO.