ESTE TRABALHO BUSCA REFLETIR A PRÁTICA AVALIATIVA MEDIADORA E VÍNCULO ENTRE OS ATORES SOCIAIS ESCOLARES, A PARTIR DA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO: QUANDO SINTO QUE JÁ SEI.
SENDO ASSIM, A PESQUISA JUSTIFICOU-SE NORTEADA PELO QUESTIONAMENTO: DE QUE FORMA PODEMOS AVALIAR PARA FAVORECER OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM?
O OBJETIVO TEVE COMO PRESSUPOSTO REFLETIR A UTILIZAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA REFLEXIVA, CRIATIVA E SIGNIFICATIVA. A CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA FOI CONSTRUÍDA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO PADRE OSMAR NOVAES EM PARATIBE, NO MUNICÍPIO DO PAULISTA, EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO COM TEOR QUALITATIVO, A PARTIR DE PESQUISA EXPLORATÓRIA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NAS ABORDAGENS EM HOFFMANN (2007), LUCKE
SI (2011), FREIRE (1997) DENTRE OUTROS.
OS RESULTADOS OBSERVADOS E SUAS IMPLICAÇÕES NO PRESENTE TRABALHO DEMONSTRARAM A POSSIBILIDADE DE UM NOVO OLHAR PARA DIRETRIZES EDUCATIVAS INTERDISCIPLINARES, A FIM DE FAVORECER OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM BUSCA DE NOVAS FORMAS DE ORGANIZAR O CURRÍCULO.
PORTANTO, AS PRODUÇÕES DE DOCUMENTÁRIOS, REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS, RODAS DE CONVERSA, DEPOIMENTOS, ESTRATÉGIAS DE JOGOS COM TANGRAN, ALÉM DE CRIAÇÃO DE DIÁRIOS DE BORDO, RETOMAM A IMPORTÂNCIA DESTE TRABALHO, NO QUAL PROPORCIONOU A UMA PRÁTICA REFLEXIVA E EMANCIPADORA EM QUE OS SUJEITOS SOCIAIS FORAM CAPAZES DE TOMAR DECISÃO, NAS QUAIS A AVALIAÇÃO FOI CONCEBIDA PARA PROMOVER ESPAÇOS DIVERSOS DE APRENDIZAGEM COM ESTRATÉGIAS ATIVAS COM A FINALIDADE DE TROCA DE SABERES, ATITUDES COLABORATIVAS E A SOCIALIZAÇÃO PARA NOVOS DESAFIOS.