O ENSINO DE DIVISÃO CELULAR APRESENTA-SE NA MAIORIA DAS VEZES DE FORMA ABSTRATA PROPORCIONANDO GRANDE INFLUÊNCIA AOS ALUNOS PARA APENAS DECORAR O CONTEÚDO PARA A PROVA. COM O INTUITO DE PROMOVER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CITOLOGIA DE FORMA LÚDICA, A PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DIDÁTICO “BARALHO DA DIVISÃO CELULAR” NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. O MATERIAL FOI CONFECCIONADO MANUALMENTE, UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, BASEANDO-SE NA LITERATURA EXISTENTE SOBRE JOGOS DIDÁTICOS, E ADAPTADO PARA ALCANÇAR O OBJETIVO INVESTIGADO. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM UMA TURMA DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA. PARA APLICAÇÃO OS ESTUDANTES FORAM DIVIDIDOS EM EQUIPES, ONDE CADA EQUIPE RECEBEU UMA CARTA COM UM PROCESSO DA DIVISÃO CELULAR, E POSTERIORMENTE UM NÚMERO VARIADO DE CARTAS COM AS FASES DA MITOSE E MEIOSE MISTURADAS. A PARTIR DAS CARTAS, EQUIPES IDENTIFICARAM QUAIS FASES FAZIAM PARTE DO PROCESSO DA SUA EQUIPE E AS COLOCAVAM EM ORDEM PARA EM SEGUIDA APRESENTAREM PARA OS COLEGAS DE SALA. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO, PARA POSTERIORMENTE SEREM ANALISADOS COM BASE NA LITERATURA EXISTENTE. COM APLICAÇÃO DO JOGO PÔDE-SE PERCEBER QUE OS ALUNOS APRESENTAVAM DIFICULDADES PARA IDENTIFICAR OS DIFERENTES PROCESSOS E SUAS RESPECTIVAS FASES, PORÉM TODOS CONSEGUIRAM COLOCAR AS FASES NA ORDEM CORRETA PARA CADA PROCESSO DA DIVISÃO CELULAR. FOI EVIDENCIADO ASSIM, QUE O JOGO DIDÁTICO “BARALHO DA DIVISÃO CELULAR” FAVORECEU UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DO PROFESSOR E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.