ESTE RELATO VERSA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE SIMULADOR DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E DO MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO CONSTITUÍDO POR UMA BASE DE MADEIRA, REAPROVEITADA DE UM GUARDA ROUPA SUCATEADO, COM UM TRILHO NO QUAL SÃO ADICIONADOS ARAMES QUE SIMULAM OS MOVIMENTOS E COM ESCALA NUMÉRICA, EM BRAILLE, COM MISSANGAS ADESIVAS. O OBJETIVO PREPONDERANTE DESTE TRABALHO É ELABORAR UM MATERIAL DIDÁTICO TÁTIL DE FÁCIL UTILIZAÇÃO E BAIXO CUSTO, PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, NUMA EXPECTATIVA DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS. A ELABORAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA TEM IMENSO IMPACTO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA ESSAS PESSOAS, UMA VEZ QUE ALÉM DE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POSSIBILITA A INCLUSÃO E INDEPENDÊNCIA DESSES ESTUDANTES NA SALA DE AULA. E PARA ISSO É NECESSÁRIO DESENVOLVER UM MATERIAL DE FÁCIL ASSIMILAÇÃO, FÁCIL COMPREENSÃO QUANDO FOREM TATEADOS PELOS ESTUDANTES E QUE CONSERVE SUA EFICIÊNCIA NO DECORRER DE TODO O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL. NESSE CONTEXTO O MATERIAL DIDÁTICO PRODUZIDO MOSTROU-SE EFICIENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA E TORNA-SE MAIS INTERESSANTE POR SER PRODUZIDO ATRAVÉS DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E/OU DE MATERIAIS RECICLADOS TORNANDO-O ACESSÍVEL A ESTUDANTES E PROFESSORES TANTO DE ESCOLAS PÚBLICAS COMO DE ESCOLAS PRIVADAS. PARA EXAMINAR A EFICÁCIA DO MATERIAL FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA ESTRUTURADA COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E BAIXA VISÃO. A AVALIAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO FOI BASTANTE POSITIVA E MOSTRANDO-SE EFICIENTE QUANDO NOS REFERIMOS A PROCEDIMENTOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS.