O PRESENTE ARTIGO VISA ANALISAR E COMPREENDER A LIMITAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS PERTENCENTES À REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DE PERNAMBUCO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE. TAL ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ABORDAR QUAIS SÃO ESSAS LIMITAÇÕES, SUAS CONSEQUÊNCIAS NO APRENDIZADO DO ALUNO, QUE POSTURA O GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESTÁ TENDO, OS MÉTODOS QUE OS DOCENTES VÊM UTILIZANDO NA SALA DE AULA E O TRADICIONALISMO, RECORRENTE DESSAS LIMITAÇÕES, GERADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE DE ENSINO AQUI APRESENTADA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS SEGUIDOS FORAM: 1. REVISÃO DA LITERATURA CORRESPONDENTE AO ENSINO DE GEOGRAFIA E À ABORDAGEM TRADICIONALISTA DE ENSINO (CASTROGIOVANNI E MIZUKAMI); 2. INTERDISCIPLINARIDADE E GEOGRAFIA (ANDRADE); 3. OS PARÂMETROS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO; 4. ESTUDO FEITO PELA FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA, EM PARCERIA COM O CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO, BANCO ITAÚ E FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO SOBRE O REPÚDIO DOS ALUNOS DAS CIDADES DE RECIFE E SÃO PAULO COM AS CIÊNCIAS HUMANAS E 5. ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA APLICADA AOS PROFESSORES. DIANTE DO EXPOSTO FOI NOTADO QUE AS RESTRIÇÕES VÃO DA DISPONIBILIDADE DE AULAS DURANTE A SEMANA NAS TURMAS DO ENSINO BÁSICO, ATÉ A FALTA DE MATERIAIS LÚDICOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM GEOGRÁFICO. FORAM DEIXADAS SUGESTÕES DE COMO O LÚDICO PODE SE TORNAR PRESENTE NA AULA DE GEOGRAFIA E COMO OS PROFESSORES PODEM ADOTAR METODOLOGIAS ATIVAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DE TAIS ESTUDANTES PARA A CIÊNCIA GEOGRÁFICA.