O TRABALHO AQUI EXPOSTO RELATA UMA ATIVIDADE REALIZADAS EM SALA DE AULA POR BOLSISTAS DO PIBID/UEPB, PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, REALIZADO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB. AO DECORRER DO TRABALHO, APLICAMOS O JOGO DIDÁTICO MANIPULÁVEL TORNEIO DE FUNÇÃO, O QUAL TEVE O OBJETIVO DE AMENIZAR AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS DE 9° ANO REFERENTE AO ASSUNTO DE FUNÇÃO. O JOGO FOI ADAPTADO POR GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA DE MATEMÁTICA DA UEPB E FOI MODIFICADO CONFORME AS NECESSIDADES OBSERVADAS EM CADA SALA. PARA FACILITAR A APLICAÇÃO DO JOGO, ELE FOI DIVIDIDO EM TRÊS ETAPAS, LOGO EM SEGUIDA FOI APRESENTADO O JOGO E SUAS REGRAS; O GRUPO DE BOLSISTAS FOI DIVIDIDO PARA MONITORIZAR OS GRUPOS DE ALUNOS AO DECORRER DA ATIVIDADE; E PREMIAÇÃO DOS ALUNOS QUE CONSEGUIRAM PASSAR PELAS TRÊS ETAPAS E CHEGAR ATÉ O FINAL. IDENTIFICAMOS QUE NO DECORRER DA ATIVIDADE, OS ALUNOS COMEÇARAM A SE INTERESSAR CADA VEZ MAIS PELO JOGO CONFORME FOI SE PASSANDO A ATIVIDADE, E POR FIM, VIMOS QUE O JOGO FOI UM GRANDE ALIADO NA MELHORIA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DIANTE DO ASSUNTO DE FUNÇÃO, COM FOCO EM LEIS DE FORMAÇÃO E SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO OS MESMOS.