ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EXPLANAR NOSSAS EXPERIÊNCIAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LIBRAS II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-UFPE, CAMPUS RECIFE. ABORDAREMOS NOSSAS VIVÊNCIAS ENQUANTO ESTAGIÁRIOS DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS, OFERTADA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LICENCIATURAS DIVERSAS. O REFERIDO ESTÁGIO OCORREU NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), OFERTADA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LICENCIATURAS DIVERSAS, VINCULADA AO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAIS-DPOE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-UFPE, ESPECIFICAMENTE NO CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE.
O ENSINO DA LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES, A PARTIR DO DECRETO 5.626/2005, QUE REGULAMENTA A LIBRAS COMO LÍNGUA (BRASIL, 2005), TORNA-SE DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. SENDO ASSIM, POR SER O ENSINO DA LIBRAS OBRIGATÓRIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA (COMO SEGUNDA LÍNGUA [L2] PARA PESSOAS OUVINTES), NOSSA ATUAÇÃO, ENQUANTO FUTUROS PROFESSORES, TRARÁ PARA NOSSA BAGAGEM ACADÊMICA EXPERIÊNCIAS ÍMPARES QUE LEVAREMOS PARA O CHÃO DE NOSSAS ESCOLAS. FATO QUE NOS FAZ REFLETIR SOBRE COMO SERÁ NOSSA DINÂMICA EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DA LIBRAS.
NO DECORRER DAS AULAS A METODOLOGIA UTILIZADA FOI SEMPRE BASEADA NO DIÁLOGO, PROPICIANDO UMA POSTURA CRÍTICA DO ALUNO FACE ÀS VÁRIAS PROPOSTAS TEÓRICAS E PRÁTICAS. EM SUMA, CONSIDERAMOS ENRIQUECEDORES TODOS OS MOMENTOS, DESDE AS ORIENTAÇÕES DAS REGÊNCIAS, O PLANEJAMENTO; À ELABORAÇÃO DAS AULAS; ÀS REGÊNCIAS MINISTRADAS E ATÉ OS MOMENTOS DE IMPREVISTOS OCORRIDOS EM ALGUNS MOMENTOS, FORAM RELEVANTES PARA MAIS UMA ETAPA DE NOSSA FORMAÇÃO.