OBJETIVAMOS COM ESTE TRABALHO APRESENTAR O MODELO EDUCACIONAL BASEADO NO MÉTODO PSICOGENÉTICO DE LAURO DE OLIVEIRA LIMA - PEDAGOGO ORIUNDO DA CIDADE DE LIMOEIRO DO NORTE-CEARÁ. INICIALMENTE REALIZAMOS ESTUDOS EM LIVROS, ARTIGOS E PERIÓDICOS, EM SEGUIDA VISITAMOS UMA ESCOLA PARA REALIZAR OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS COM PROFESSORES, COORDENADORES, GESTORES E ALUNOS, NESSE DELINEAR DE AÇÕES, ELABORAMOS UMA SÍNTESE ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA (PRÁXIS), VISANDO O ENTENDIMENTO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, CRÍTICO E SIGNIFICATIVO A PARTIR DA COOPERAÇÃO EM SALA DE AULA POR MEIO DA DINÂMICA DE GRUPOS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE MESMO SEM A METODOLOGIA FOCAR NOS CONTEÚDOS, POIS TEM UMA VISÃO CONSTRUTIVISTA, OS ESTUDANTES SAEM COM UMA BAGAGEM INTELECTUAL IMPORTANTE PARA CONTINUAR SUA VIDA ESCOLAR EM OUTRAS ESCOLAS, E NA ACADEMIA. CONSIDERANDO QUE LAURO DEFENDE A AUTONOMIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INDIVIDUAL A PARTIR DO COLETIVO, E TRATA A DINÂMICA DE GRUPO COMO UM IMPORTANTE COMPONENTE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, ENTENDEMOS QUE ESTE MÉTODO PRECISA SER SOCIALIZADO ENTRE OS EDUCADORES.