ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO DESENVOLVIDA A PARTIR DE UMA COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA – UNILAB. CUJO OBJETIVO É ABORDAR OS ASPECTOS RELACIONADOS À FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA E NÃO NEGRA COM BASE NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, NA PERSPECTIVA DE PROMOVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROMOTORAS DE IGUALDADE RACIAL NA INFÂNCIA, AMPARANDO-SE NA LEI 10.639/03 EM QUE ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA. A METODOLOGIA UTILIZADA CONCERNIU-SE EM PESQUISA-AÇÃO ATRAVÉS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-CE, PARTINDO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS UTILIZANDO LIVROS INFANTIS DE CONTEÚDO AFRICANO E AFRO-BRASILEIRO. VERIFICAMOS NA ATIVIDADE DE EXTENSÃO, QUE O USO DA LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS COMO TAMBÉM PARA A PRODUÇÃO DE VALORES, COMPORTAMENTOS, POSTURAS E CONCEITOS DA CULTURA NEGRA. PROVISORIAMENTE, CONCLUÍMOS QUE É FUNDAMENTAL QUE A ESCOLA APRESENTE REFERENCIAIS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS, CONFORME IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003, PARTINDO DE UM TRABALHO VOLTADO PARA A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS, PRECONCEITOS E A VISÃO RACISTA DESDE A INFÂNCIA.